FOI EMBARCADO O PRIMEIRO TREM DA NOVA FROTA ADQUIRIDA PELO METRÔ DE MEDELLÍN PARA MELHORAR O SERVIÇO quarta-feira, 26 de outubro de 2016
linkedin LinkedIn

MEDELLIN, COLOMBIA.- Com o embarque da unidade 59, a primeira da nova frota de 20 trens que foi comprado pelo Metrô de Medellín para melhorar o serviço a seus usuários, chegou uma nova notícia. Mais dois trens farão parte do objetivo da Empresa para responder às necessidades dos 850 mil passageiros que o sistema transporta em média.

 

O anúncio foi feito pelo Prefeito de Medellín, Federico Gutiérrez Zuluaga, em uma coletiva de imprensa convocada para mostrar o embarque da unidade 59 no Porto de Sagunto em Valença (Espanha) no último 25 de outubro. O Prefeito Gutiérrez disse que “ontem (quarta-feira) no Conselho Diretivo do Metrô, com o Governador e toda a equipe, determinamos a aquisição de dois trens novos. Estamos falando de mais seis vagões, aproveitando toda a capacidade de montagem e construção dada pela empresa do país vasco, CAF”.

 

Metro de MEDELLIN. Embarque en el Puerto de Sagunto. Valencia. Trenes para el Metro de la ciudad de Medellín (Colombia). Son unidades de metro compuestas cada una por 3 coches (2 coches motores y 1 coche remolque) que podrán funcionar en composición simple y doble. La longitud de la unidad simple (3 coches) es aproximadamente de 69 metros y con capacidad máxima de transporte de 1.145 pasajeros. La unidad incorpora 4 puertas por costado en cada coche, captación de energía mediante pantógrafo a la catenaria de 1500 Vcc., y la más moderna tecnología en información al pasajero. Santurtzi, 01 de Marzo de2016 © Karlos Corbella –argazkilaria-

© Karlos Corbella

 

De acordo com o executivo, graças às gestões realizadas com o Governo Nacional, o IVA poderá ser recuperado pela compra dos 20 trens à empresa CAF, em virtude que os trens são Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL), quer dizer, que sua contribuição à mobilidade sustentável da cidade implica melhorias no meio ambiente.

 

O Gerente do Metrô, Tomás Andrés Elejalde Escobar, disse que se trata de “aproximadamente uns 34 bilhões de pesos que poderão ser reinvestidos neste projeto, isto é, já não serão 20, e sim 22 trens”.

 

O anúncio de mais dois trens ocorre em um momento que a afluência do sistema aumentará devido à entrada em operação dos metrocables complementares ao VLT de Ayacucho e ao futuro metrocable Picacho.

 

Durante a coletiva de imprensa foi informado que no início desta semana embarcou do Porto de Valença na Espanha, o primeiro dos 20 trens adquiridos inicialmente, que chegará a Colômbia no mês de novembro para começar a prestar serviço comercial no começo do próximo ano, logo após as provas técnicas correspondentes.

 

Graças a esta compra poderá ser melhorado a frequência do serviço passando de três minutos com 40 segundos de intervalo, para cerca de 3 minutos aproximadamente.

 

“Por aproximadamente 3 anos temos recebido queixas pela incomodidade dentro dos trens. Por essa razão estamos fazendo este importante esforço, muito caro e em tudo isto está nos acompanhando Findeter. São 380 bilhões de pesos que custa a frota de 20 trens novos, dos quais Findeter nos financia 55 bilhões de pesos”, informou o Gerente do Metrô.

 

Durante a coletiva de imprensa, o Governador de Antioquia, Luis Pérez Gutiérrez, parabenizou a gestão do Metrô de Medellín, pela sua liderança e lembrou que quando estava por construir o metrô na cidade muitos se opuseram dizendo que era uma obra muito cara para a pouca quantidade de usuários que teria.

 

“Hoje nós estamos vendo que seria impossível pensar no Vale de Aburrá se não existisse este metrô (…) Lembro que nas universidades dizíamos que quando um metrô transportasse um milhão, que isso nunca, e que era uma vergonha gastar esse dinheiro para tão poucas pessoas, hoje temos mais de 900 mil viagens dia, já passamos todas as expectativas”, enfatizou.

 

 

Espera-se que a totalidade da nova frota para melhorar o serviço aos usuários esteja no país no final de setembro próximo e em operação em sua totalidade em 2018.