O TRANVIA DE TENERIFE ALCANÇOU 100 MILHÕES DE PASSAGEIROS segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

 

TERERIFE – ESPANHA.- O tranvia de Tenerife, sócio principal da ALAMYS – agrega um novo marco em sua história, após alcançar os 100 milhões de passageiros na última quinta-feira, 22 de janeiro. Em sete anos e meio de serviço, foi possível obter esse importante dado de uso, com o qual se demonstra a competitividade do serviço e a idoneidade de sua trajetória na área metropolitana da ilha.

 

Andrés Muñoz de Dios, diretor-gerente da Metrotenerife, enfatizou a importância e o valor deste lucro para a história da Tranvia de Tenerife em  alcançar o número de 100 milhões de passageiros em apenas sete anos e meio de funcionamento. Também, destacou o esforço e compromisso de toda a equipe humana da Metrotenerife, em oferecer um transporte público de qualidade, com o que conseguiu fidelizar os 50.000 clientes que diariamente utilizam nosso tranvia.

 

Metrotenerife _cienmillonespasajeros

 

100 milhões de passageiros em sete anos e meios no serviço

 

Em junho de 2007 a Metrotenerife inaugurou a linha 1 do tranvia, unindo as cidades de Santa Cruz e La Laguna, para  dois anos mais tarde implantar a linha 2 La Cuesta- Tíncer.

 

A rede do tranviaria de Tenerife tem duas linhas em serviço, com uma trajetória total de 15 quilômetros, com 27 paradas. Conta com uma frota de 26 tranvias que recorreram uma média de 450.000 km por ano, alcançando um total de 11 milhões e meio de quilômetros, circulando durante esses anos de serviço.

 

De acordo com os dados da última pesquisa que a Metrotenerife realizou com seus usuários, o perfil do tipo do cliente é  o seguinte:

  • sexo: 59% mulher, 41% homem.
  • idade: 34% menores de 25 anos, 35% de 25 a 45 anos, 8% de 45 a 65 anos.
  • profissão: 19% estudantes da Universidad de La Laguna, 15% estudantes de outras universidades, 13% sem estudar e 25% trabalhadores por conta alheia.

 

Além disso, este estudo indica que a viagem média por passageiro recorre 3,23 Km, entre 6 e 7 paradas. Nesse sentido, a parada de La Trinidad, localizada no casco da La Laguna, cidade Patrimônio da Humanidade, é a mais utilizada com 120.000 passageiros por mês.

 

Vale enfatizar que nos últimos 12 meses o tranvia transportou aproximadamente 12,800,000 usuários, com uma média em dias úteis de 49,000 passageiros, o que representa um crescimento de 2,15% com relação a 2013. Também, as segundas-feiras têm sido os dias de maior demanda, que chegaram a registrar em  2014, picos de aproximadamente 53.000 passageiros. A véspera do dia de Reis de 2010 foi a jornada com maior demanda da história de serviços com 64.360 usuários.

 

Quanto aos reconhecimentos, ao longo desses anos, Metrotenerife se destacou por seu compromisso com a acessibilidade, o que os levou a conseguir em 2011 a certificação AENOR de Acessibilidade Universal  em todos os serviços, o prêmio Bastão Branco da ONCE (2011), o primeiro das Melhores Práticas do Governo de Canárias (2012), se tornando finalista dos Telefônica Ability Awards 2014, entro outras distinções;

 

Também sua aposta na inovação e nas tecnologias que converteram a Metrotenerife em uma referência para o setor de transporte guiado, destacando nesse sentido, a instalação de uma planta fotovoltaica na cobertura de suas oficinas e garagens, que fornecem até 16% de suas necessidades energéticas, a criação e ativação de uma aplicação digital integral para viajar em transporte público, a app Vía-Móvil, utilizada por uns 15% de seus clientes; o desenvolvimento da SIMOVE, um sistema de segurança na condução para evitar acidentes por velocidade excessiva, etc

 

A rede do tranviaria se consolidou entre a população da área metropolitana pela competitividade de seu serviço, ao mesmo tempo que tem contribuído com o meio ambiente ao eliminar um dos milhões de deslocamentos em automóveis anuais na área metropolitana de ilha, nos municípios de Santa Cruz e La Laguna.