BUENOS AIRES – ARGENTINA. – Subterrâneos de Buenos Aires, sócio principal da ALAMYS, anunciou o início das obras de renovação do serviço da Premetro. A organização do Plano de Infraestrutura, contempla a renovação total de 5 estações e a renovação de material circulante para oferecer uma melhor qualidade de serviço aos usuários.
A iniciativa tem como objetivo integrar o Premetro à rede de Subte, e oferecer mais conforto nos arredores das estações, a redução do tempo de espera e a segurança para os vizinhos que residem na área.
“Desde sua inauguração em 1986, que não se investe nesse serviço que vai para o sul da cidade, por isso esperamos finalizar as obras em meados de julho de 2015, de modo que todos possam desfrutá-lo o antes possível, afirmou o Ing. Juan Pablo Piccardo, Presidente dos Subterrâneos de Buenos Aires.
Em uma primeira etapa, se trabalhará nas estações Mariano Acosta, Somellera, Ana Maria Janer, Ntra. Sra. de Fátima e Fernandez de la Cruz. Os trabalhos incluirão a renovação total das paradas, com plataformas mais amplas e luminosas, a colocação de assentos, acessos para pessoas com mobilidade reduzida e faixas de pedestres programadas para uma melhor prevenção de acidentes.
Também, as novas estações terão revestimentos anti-graffiti com materiais de alta durabilidade, que serão ornamentadas pelos artistas que trabalharão temas inspirados nas referências dos bairros e latino-americanas.
Quanto ao material circulante, já foi realizado um desgrafitado de 13 carros com uma solução antivandalismo, e se instalará em toda a frota o sistema TETRA de comunicados de emergências da cidade, o que permitirá avisar ao SAME, Polícia Metropolitana, Polícia Federal e Defesa Civil.
Com a intenção de melhorar a frequência e organizar o trânsito, são instalados sensores infravermelhos nas vias e postes para dar prioridade de passagem a Premetro nas interseções por meio das luzes dos tráfego.
Além disso, a Secretaria de Habitação e Inclusão (SECHII) e o Ministério do Ambiente e Espaço Público (MAYEP) realizarão a mudança das calçadas, a instalação de vias verdes, a melhorias no sistema de iluminação pública e arborização, através de jardins verticais e terraços verdes, com o propósito de recompor a paisagem urbana.
Subterrâneo de Buenos Aires continua investindo nas melhorias integrais em toda a rede para melhorar a frequência e a qualidade do serviço.