SANTIAGO DO CHILE. – Já iniciou a contagem regressiva para que comece a funcionar a tão esperada Linha 6 do Metrô de Santiago, cuja inauguração está programada para o último trimestre deste ano. Ontem, o ministro dos Transportes do Chile, Andrés Gómez-Lobo, e o gerente geral do Metrô, Rubén Alvarado, visitaram a estação Pedro Aguirre Cerda (PAC), da futura Linha 6, ao lado do prefeito da comuna, Juan Rozas, para informar os avanços da obra e os benefícios com os quais contará esta nova ampliação do trem subterrâneo.
“A Estação Pedro Aguirre Cerda apresenta 85% de avanço, o que significa que durante o segundo semestre deste ano vamos poder desfrutar do transporte mais moderno do mundo”, indicou Rubén Alvarado. A autoridade adicionou que o avanço total da Linha 6 já chega a 90%.
Os novos projetos, 3 e 6 contarão com ar condicionado, condução automática e portas que evitam que pessoas se lancem ou caiam na via.
Sobre o fato de que estas barreiras poderiam estender-se por toda a rede, o gerente do Metrô indicou que no momento não está contemplada a expansão dessa tecnologia. “Estamos incorporando estas tecnologias nas linhas novas, porque as mesmas vêm acompanhadas de pilotagem automática e de outros elementos que são necessários. Ainda não temos um projeto para as linhas existentes nessa matéria”, detalhou.
Melhor qualidade de vida
“Estamos contentes com o Metrô, porque mais pessoas poderão chegar para desfrutar da nossa cueca (dança típica chilena) e da nossa cultura popular”, disse Ana Luz Contreras, proprietária do Bar Victoria, um dos locais que serão beneficiados pelas novas estações. Para o prefeito da PAC, Juan Rozas, “isso aproxima as pessoas, reduz tempo de viagem, produz mais espaços para a família e melhora a qualidade de vida”, destacou.
FONTE: La Tercera