SANTIAGO DO CHILE. – Uma redução das validações ou dos pagamentos nos ônibus da Transantiago e um aumento contínuo das viagens no metrô foi registrado em 2016, segundo um balanço realizado pelo Diretório do Transporte Público Metropolitano (DTPM).
Claudio Santana/AtonChile
A análise indica que o transporte de superfície apresentou uma queda de 4.4% nas validações quando comparado com o ano anterior, e em comparação com 2015. Assim que, houve 880.968.212 pagamentos por parte dos usuários. O Metrô, portanto, teve um aumento de 1.5%, que se traduz em 671.938.122 validações por ano. A empresa que teve a maior quantidade de registros foi a Express, com 169 milhões de validações.
Desde o DTP explicou que a diminuição no número de validações está atribuída ao aumento no número de veículo, o que provocou uma queda nas velocidades da rede de vias. “Consequentemente, há uma diminuição no desempenho operacional dos ônibus”, detalhou a entidade.
Na instituição foi adicionado que é necessário determinar que as validações não são correlativas ao número de pessoas que são transportadas no sistema. Foi indicado que a optimização dos trajetos e a diminuição de transferências levam à realização de menos validações do cartão bip! “Sem que isso signifique que há menos pessoas viajando”.
FONTE: La Tercera