BUENOS AIRES, ARGENTINA. – A partir do próximo sábado os vizinhos poderão viajar com seus animais de estimação no subterrâneo e não terão que pagar nenhum valor adicional por esse transporte. Esse transporte poderá ser realizado aos sábados após às 13, e aos domingos e feriados durante todo o dia. Qualquer pessoa maior de idade poderá transportar um cão ou gato doméstico em compartimentos transportadores fechados e com ventilação.
A medida contempla um animal (será permitido transportar apenas cães e gatos domésticos e pequenos) por passageiro maior de idade. Os animais deverão estar alojados em compartimentos transportadores devidamente fechados e com ventilação, e não será permitido o uso de carrinhos. Na plataforma, o passageiro responsável pelo animal deverá permanecer na área especialmente demarcada, que coincidirá com o último carro de cada formação.
O passageiro responsável pelo animal deverá permanecer na área especialmente demarcada. Foto: SBASE
O usuário será responsável pelo estado geral do animal, garantindo sua segurança e bem estar. No momento de entrar no Subte, o compartimento deverá estar em perfeitas condições de higiene, e impossibilitando que qualquer parte do animal sobressaia do mesmo e sem que suje ou incomode os outros passageiros.
No caso de que as condições de segurança não sejam garantidas, o pessoal do Subte estará capacitado para impedir ou restringir o acesso dos animais.
O usuário será responsável pelo estado geral do animal, garantindo sua segurança e bem estar. Foto: Imprensa Governo da Cidade
O transporte de animais de estimação já foi implementado em outros subterrâneos do mundo tais como o de Paris, Berlim, Bruxelas, Amsterdam, Nova Iorque, Medellín, Londres e Madri.
A saúde do animal
O cão ou gato doméstico terão que estar em condições que não gerem riscos nem causem aborrecimento a terceiros.
O passageiro, responsável pelo transporte, será o responsável por velar pela saúde e integridade física de seu animal, assim como de sua segurança e cuidado, evitando, através do deslocamento, qualquer aborrecimento aos usuários.
No caso de que as condições de segurança não estejam garantidas, o pessoal do Subte estará capacitado para impedir ou restringir o acesso dos animais. Foto: Imprensa Governo da Cidade de BA
É obrigatório que o passageiro responsável pelo cão ou gato doméstico conte com o comprovante de vacina antirrábica vigente, o qual deverá ser mostrado no momento da entrada no subterrâneo ou no caso de que algum funcionário do Subte ou policial o solicite.
Condições gerais para o transporte
FONTE: La Nación / SBASE