DUPPIGHEIM, FRANÇA. – Alstom e NTL apresentaram hoje em Duppigheim (Alsácia) sua nova solução de mobilidade elétrica, Aptis. Este novo produto responde à crescente demanda dos meios de transporte inteligentes, eficientes e conectados. Diversos países europeus constituem os principais mercados para este novo produto. Se estima que em 2015, a demanda por ônibus elétricos alcance as 7.000 unidades por ano na Europa, (diante dos 150 previstos para 2018).
O Aptis foi projetado do zero para incorporar as vantagens de um bonde em relação a um ônibus, melhorando assim a experiência do passageiro e do operador. É a primeira vez que Alstom se diversifica com um produto não ferroviário.
No segundo semestre de 2017, em colaboração com operadores RATP e STIF, dois modelos deste inovador ônibus elétrico começarão a circular, em fase de testes, em Paris e na região de Ile-de -France.
O projeto original e inovador da Aptis, inspirado em bondes, conta com total acessibilidade, graças à plataforma baixa integral de 20 m², e mais luminosidade, com vista de 360° e 20% a mais de superfície de vidro.
O Aptis pode ser recarregado nas garagens no período noturno com um sistema de recarga rápida nos pontos finais de cada linha, durante a operação diária. O sistema de recarga rápida pode funcionar bem com tecnologia SRS (recarga estática pelo solo) ou com catenária rígida.