GUADALAJARA, MÉXICO.– A Bombardier Transportation anunciou hoje a chegada do primeiro Veículo Leve Sobre Trilhos modelo TEG-15 à cidade de Guadalajara, Jalisco, México.
O veículo é parte de um pedido realizado no dia 29 de dezembro de 2015 pelo Sistema de Trem Eléctrico Urbano (SITEUR) para o fornecimento de 12 VLTs de dois carros por parte da empresa. Os veículos funcionarão na Linha 1 da SITEUR como parte do plano do governo de Jalisco para expandir e modernizar a linha. O último veículo está programado para ser entregue no fim de novembro de 2017.
Benoît Brossoit, presidente da Bombardier Transportation, Região América, indicou que: “Estamos orgulhosos de poder entregar o primeiro VLT apenas 14 meses depois da assinatura do contrato, dois meses antes do previsto. Estes novos trens ajudarão a Guadalajara, a segunda maior cidade do México e a um dos principais centros comerciais e industriais do país, a manejar a crescente urbanização que está enfrentando, ao renovar seu sistema de transporte e aumentar a capacidade da Lina 1 em aproximadamente 50%. Agradecemos muito a confiança do nosso sócio estratégico de longo prazo, SITEUR, e esperamos ver mais Trens da Bombadier em operação a medida que as cidades do México continuam crescendo”.
Os veículos novos terão uma série de características que melhorarão a experiência de viagem dos passageiros e condutores do sistema de transporte público de Guadalajara. Entre estes se encontram um Sistema de Gravação de Vídeo a Bordo (OVRS), um Sistema de Comunicação com os passageiros através de um interfone, um novo sistema de deteção de incêndio e fumaça, tecnologia de Diodos Emissores de Luz (LED), sinais visuais para fechar as portas e acesso para cadeiras de rodas.
Além da cabine dos condutores, o equipamento e os controles foram redesenhados para uma maior ergonomia. Os veículos articulados do aço de carbono com 29.56 metros de comprimento também serão altamente confiáveis e terão baixos custo de manutenção, uma vez que aumentam a capacidade de transporte com um amplo espaço para até 48 passageiros sentados e mais de 250 passageiros de pé, por veículo. Os veículos funcionarão com uma velocidade máxima de 80 quilômetros por hora e serão totalmente compatíveis com versão TEG-90 manufaturados por Bombardier e dados a SITEUR previamente.
O LRV modelo TEG-15 faz parte de um bem sucedido Legado Mexicano de Veículos de VTL desenvolvidos desde os anos 90, com mais de 100 trens em operação nas três maiores cidades do México. Guadalajara, Monterrey e Cidade de México. Desde o desenho e a manufatura até a inicialização e a garantia, o projeto é realizado por equipes que trabalham na fábrica da Bombardier Transportation na cidade de Sahagún, Hidalgo. O primeiro veículo continuará os testes nas instalações da SITEUR, com uma aceitação provisional prevista para mais tardar para a segunda metade de maio de 2017.
Estabelecida em México durante 25 anos, Bombardier Transportation desenvolveu um caminho forte e bem sucedido na fabricação local na indústria ferroviária mexicana, empregando por volta de 1800 pessoas. É especializada na fabricação, a introdução de veículos ferroviários de passageiros, manutenção e serviço de pós venda. A empresa oferece ao mercado mexicano uma gama completa de sistemas, produtos e serviços ferroviários de passageiros, tais como, carros de metrô, VLT, locomotoras e trens refgionais. Até o momento, a Bombardier já forneceu cerca de 70% do material rodante atualmente em funcionamento no México desde sua instalações locais, uma mostra do compromisso a longo prazo da Bombardier com o mercado mexicano.