BALTIMORE, ESTADOS UNIDOS. – A ALAMYS, ao lado da American Public Transportation Association (APTA), que reune mais de mil operadoras e provedoras dos Estados Unidos e Canadá, celebrou o Primeiro Encontro Internacional de Infraestrutura e Manutenção de Material Rodante, em Baltimore, Estados Unidos, de 11 a14 de junho.
Por parte da ALAMYS, participaram do encontro com as destacadas apresentações: Jorge Gaviño, Diretor Geral do Metrô da Cidade do México; Álvaro Ruiz, Chefe de Área do Metrô de Madri; Jordí Picas, Diretor de Serviços de Suporte à Red da TMB; e Constantin Dellis, Chefe da Secretaria Geral da ALAMYS.
Em três blocos temáticos foram apresentados estudos de cada uma operadora latino-americana, ao lado de uma norte-americana, denominados: “Introdução de novo material rodante em infraestutura antiga” ( San Francisco Bay Area Rapid Transit Distric – Metro de Madri); “Implementação de renovação massiva: eletricidade e vias” ( Metro CDMX – Chicago Transit Authority); e “Implementação de renovação massiva: sinalização” (TMB – Metrô de Santiago – Toronto Transit Comission)
Após as exposições, foram detectados muitos desafios comuns entre a realidade latina e a norte-americana, como o problema das interfaces entre o perfil de novo material rodante e das vias existentes, consequências e benefícios da renovação de vias em operação, e a implementação da CBTC em linhas em operação. Neste âmbito, a experiência dos membros latino-americanos permitiu que fosse proposto um grupo mixto para trabalhar assuntos relacionados à sinalização.
O Secretário Geral da APTA, Richard White, revelou a importância que tem esse tipo de colaboração internacional para o setor metroferroviario ferroviário nos Estados Unidos, onde hoje é possível contar com 754 sistemas de trens urbanos (bondes, metro ligero, metro pesado e suburbano) A ALAMYS foi representada pelo Chefe da Secretaria Geral, Constantin Dellis, que destacou a relevância de conhecer as melhores práticas mais além da América Latina e Peninsula Ibérica.
Após o encontro, os participantes da ALAMYS foram convidados a participar nos Comitês Técnicos da APT, uma importante instância de benchmark dentro do congresso, e a dar duas palestras nas duas sessões da Conferência Ferroviária que APTA organiza anualmente. Jordi Picas, da TMB, apresentou detalhes técnicos de segurança no trem urbano da capital de Catalunha, Espanha, enseguida agradeceu a oportunidade de participar ao lado de técnicos de nível tão alto.
Após as reuniões com a APTA, a ALAMYS teve reuniões com representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento e do Banco Mundial, para apresentar a agenda de trabalho da associação e identificar o campo de colaboração com estas multilaterais.
Todas as apresentaçõesestão disponíveis para os sócios principais na rede social da ALAMYS, dentro www.alamys.org. Para ter acesso a essas apresentações você deve contar com usuário e senha. Caso você não tenha essas credenciais ou não tenha esquecido delas, favor escrever para secretaria@alamys.org .