O SUBTERRÂNEOS DE BUENOS AIRES DIMINUEM EM 84% OS CASOS DE GRAFITIS EM TRÊS ANOS terça-feira, 26 de setembro de 2017
linkedin LinkedIn

BUENOS AIRES, ARGENTINA.- O SBASE informa que nos primeiros oito meses do ano, os casos de graffiti no metrô foram reduzidos em 84% em relação ao mesmo período de 2014, passando de 73 carros vandalizados para 11.

Este é o resultado do reforço da segurança nos acessos e da instalação de mais de 900 câmeras de segurança que são monitoradas 24 horas, que permitem prevenir e identificar os grafiteros que atuam na rede.

 

Tal é o caso de dois jovens que, graças à colaboração do SBASE com a Unidade Fiscal do Sudeste da Cidade, foram condenados por vandalizar uma formação em novembro de 2015.

Ambos fizeram desenhos com aerossol em uma formação detida entre as estações Primera Junta e Acoyte, da Linha A, e foram presos graças às imagens das câmeras de segurança instaladas na estação Primera Junta, contribuídas por SBASE para facilitar a pesquisa.

 

Esta ação faz parte do Plano de Segurança, através do qual as câmeras de segurança foram instaladas em pontos estratégicos da rede que são monitorados 24 horas, dos centros de monitoramento de Chacarita e Independencia. Além disso, mais de 600 membros da polícia da cidade percorrem as estações, plataformas e treinamento para reforçar a segurança.

Desde 2013, o SBASE vem desenvolvendo o “Plano Zero Graffiti”, através do qual a remoção de graffiti funciona em carros de todas as linhas, e atualmente não há carros listrados em serviço. O programa também inclui a sanção de artistas de graffiti com o objetivo de tomar consciência do cuidado de bens públicos.