METRO VALPARAÍSO LANÇA A INICIATIVA DE RECICLAGEM PIONEIRA NO CHILE PARA MUDAR PLÁSTICOS POR CARGAS DE CARTÃO METROVAL quarta-feira, 11 de outubro de 2017

VALPARAÍSO, CHILE.- No âmbito das atividades de celebração do Dia Nacional do Meio Ambiente, o Ministro dos Transportes e Telecomunicações do Chile, Paola Tapia, e o Ministro do Meio Ambiente, Marcelo Mena, chegaram à Estação Puerto de Metro de Valparaíso , para aprender sobre uma iniciativa pioneira no país para promover a reciclagem.

 

Envolve a instalação de máquinas inteligentes para a recolha de garrafas e latas de plástico, que irão atribuir pontos às pessoas que os utilizam. Esses pontos serão permutáveis por carga para o cartão Metroval, para recompensar usuários recicladores com uma redução em suas despesas de transporte, o que será proporcional ao volume de resíduos depositado nas máquinas.

 

 

O gerente geral do Metro Valparaíso, José Miguel Obando, explicou que “através desta iniciativa queremos motivar nossos passageiros e a comunidade em geral, a colaborar na busca de ambientes mais agradáveis através do tratamento responsável dos resíduos, contribuindo assim para o cuidado dos ambiente para uma melhor qualidade de vida “.

 

Obando acrescentou que esta medida faz parte do plano de desenvolvimento estratégico da empresa que pretende não ser apenas o eixo principal de um sistema de transporte integrado, mas contribui para o desenvolvimento urbano sustentável. Nessa direção apontam iniciativas anteriores como a remodelação de estações para que eles tenham acesso universal ou a instalação de lixões na Avenida Errázuriz de Valparaíso para contribuir com a limpeza da cidade.

 

 

O ministro do Meio Ambiente, Marcelo Mena, sublinhou que “o incentivo à reciclagem dos cidadãos, como obter Ekopesos para o Metro de Valparaíso ao depositar resíduos em contentores, é uma excelente ferramenta para aumentar as taxas de reciclagem no Chile, o uso de transportes sustentáveis e para gerar uma mudança de comportamento para uma economia mais verde e mais circular “.

 

Por sua parte, a Ministra Paola Tapia salientou que “devemos estar conscientes de que o sistema de transporte público não só deve proporcionar conforto e melhorar a qualidade de vida dos usuários, mas também deve ser amigável ao meio ambiente. Como ministério, apoiamos esta iniciativa que promove o uso do transporte público e os cuidados com o planeta “.

 

 

A este respeito, o Secretária de Estado sublinhou a importância de aumentar o uso dos transportes públicos contra o uso de veículos particulares, para contribuir para a redução da poluição ambiental. “É por isso que estamos trabalhando dia a dia, para promover e implementar novas tecnologias que melhoram os sistemas de transporte”.

 

A instalação de máquinas inteligentes aumentará os pontos de eliminação de resíduos na rede. A este respeito, Obando disse que “com isso, também contribuímos para gerar espaços mais limpos nas estações, impactando positivamente a qualidade do serviço e a experiência de viagem de nossos usuários”.

 

Operação do sistema

 

O Metro Valparaíso terá 10 máquinas distribuídas em estações nos municípios de Valparaíso, Viña del Mar, Quilpué, Villa Alemana e Limache. A implementação começou na Estação Puerto e durante este mês. Progressivamente, os seguintes serão iniciados. 

 

Para acessar o sistema, os usuários serão registrados no aplicativo móvel ViveEko, baixável gratuitamente em telefones celulares. Assim, eles podem acumular pontos, pois, para cada lata ou garrafa de plástico depositada na máquina, é gerada uma recompensa. Quanto maior a quantidade de resíduos depositados, mais pontos podem coletar.

 

A partir de 500 pontos acumulados, o passageiro pode trocá-los pela carga no cartão Metroval, nos Escritórios de Atendimento ao Cliente do Metro Valparaíso, apresentando o código QR da sua aplicação.