TRAM OPENDATA, O NOVO SERVIÇO DE DADOS ABERTOS DO VLT DE BARCELONA quinta-feira, 14 de dezembro de 2017
linkedin LinkedIn

BARCELONA, ESPANHA.-  O TRAM OpenData é um novo portal web que oferece o serviço de dados abertos do Barcelona Tram, que pode ser reutilizado por terceiros. A TRAM colocou em operação este novo serviço através da rede com o objetivo de promover o uso e reutilização de informações da infra-estrutura e operação do VLT de Barcelona. Este novo recurso destina-se a facilitar uma maior transparência na informação, incentivar a participação dos cidadãos, melhorar a interoperabilidade entre os serviços públicos e promover o valor dos dados para novos usos e serviços.

 

 

TRAM OpenData (https://opendata.tram.cat/) oferece informações estáticas e dinâmicas relacionadas à operação do serviço de bonde. Principalmente, facilita e amplia a colaboração com desenvolvedores profissionais interessados em criar aplicativos on-line para dispositivos móveis a partir da infra-estrutura do VLT (dados estáticos) e da própria operação (dados dinâmicos).

 

Os dados estáticos do Barcelona Tram podem ser baixados do portal aberto, que oferece acesso direto a informações atualizadas sobre linhas, paradas, conexões, escritórios e pontos de venda. Os dados dinâmicos , são acessíveis a qualquer pessoa depois de preencher um formulário de inscrição. Entre os dados dinâmicos oferecidos pela plataforma, destaca-se o acesso aos horários e operação de bondes em tempo real.

 

Mais serviços e melhor atenção aos usuários

As ações no campo do TRAM Open Data, têm sido constantes nos últimos anos, especialmente para atender aos pedidos de desenvolvedores de TI para executar Apps. Os dados abertos da operação foram incorporados a uma ampla gama de aplicações feitas por organizações públicas e privadas, entre as quais: Google Maps, AMB Mobility, Moovit, Bing Maps e MyBuslive.

Com o projeto, além de facilitar o acesso aos desenvolvedores, queremos aumentar a tendência atual de aprofundar na “mobilidade como serviço público”. A digitalização da sociedade está transformando o transporte público, e a TRAM quer continuar promovendo a criação de novas plataformas de mobilidade integradas. Tudo isso, para melhorar as possibilidades de informação e acesso aos transportes públicos, bem como para melhorar a experiência dos usuários do TRAM.