A TRAM DA BARCELONA VAI UTILIZAR SOMENTE ENERGIA VERDE FORNECIDA PELA ENDESA segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

BARCELONA, ESPANHA.- A TRAM da Barcelona e a multinacional espanhola Endesa, renovaram seu acordo de fornecimento garantindo que a energia será 100% verde durante o ano de 2018. Assim, os VLT, as instalações, os veículos elétricos e os equipamentos que dependem da TRAM irão receber energia procedente exclusivamente de fontes renováveis.

 

 

 A origem renovável da eletricidade é garantida, mediante uma certificação oficial, que assegura de que o consumo energético provém de fontes hidráulicas, instalações fotovoltaicas, energia geotérmica e de cogeração de alta eficiência. Com esse acordo, a TRAM continua apostando pelo meio ambiente e pela eficiência energética e procurando soluções de maior sustentabilidade.

Em total, a energia que a TRAM requer durante um ano é de uns 14 gwh (gigawatts/hora), 4kwh/km, o equivalente ao consumo anual de uns 4.200 lares catalães. Além disso, os motores dos VLT geram energia quando freiam, energia que é aproveitada por outros VLT, conseguindo dessa forma que seu consumo seja ainda mais reduzido.

A resposta aos usuários

Conforme o Estudo de Satisfação dos Viajantes realizado pela TRAM durante 2017, a maioria, com a pergunta: “Qual é o principal motivo pelo qual você utiliza o transporte público?”, dos usuários respondem que o transporte público tem um impacto positivo no meio ambiente. Em geral, os viajantes estão preocupados pela poluição e pela qualidade do ar das cidades (84,9%).

O baixo consumo, a aposta pela modernização e o baixo impacto meio ambiental, são alguns dos motivos pelos quais um de cada cinco usuários do Trambaix e do Trambesòs considera que o serviço da TRAM caracteriza-se pela excelência e assegura que com certeza vai continuar utilizando-o em futuros deslocamentos.