TENERIFE, ESPANHA.- O VLT de Tenerife encerra o exercício de 2017, ano de seu 10º Aniversário, com uma valorização marcante do serviço da parte de seus clientes, conforme o assinalado pelo último Estudo de Demanda, requerido pelo Metrotenerife, e correspondente ao segundo semestre do ano passado. O VLT obtém uma nota geral de 8,26 sobre 10, sendo a Pontualidade, com 8,75, o atributo mais valorizado. Também o 82% dos usuários asseguram ter reduzido o uso do veículo privado usando o VLT na hora de realizar seus deslocamentos.
O estudo foi realizado no mês de outubro de acordo com a norma UNE-EN 13.816. De forma aleatória foram entrevistadas 1.322 pessoas nas estações, com perfis de idade e sexos representativos do perfil do usuário do VLT.
Valorização do serviço
Os passageiros do VLT estão satisfeitos com o serviço global deste meio de transporte durante o ano de 2017 e lhe outorgam uma pontuação de 8,26 sobre 10. Cabe destacar que pelo sexto ano consecutivo o conjunto da atividade do VLT recebe uma valorização geral de notável alta.
Em termos globais, a maioria dos 12 atributos avaliados melhoram seus resultados em relação ao relatório anterior (maio 2017) quando registra maioritariamente notas superiores aos 8 pontos. No topo deste ranking encontra-se a Pontualidade, com 8,75; Meio Ambiente, com 8,62; e Acessibilidade, com 8,56. De fato, a Pontualidade mantém o primeiro lugar desde o inicio do serviço do VLT em 2007.
Se bem o Preço, com uma estimativa de 7,30, fator que depende da política tarifária insular, é o aspecto que recebe a menor pontuação em comparação com o restante dos indicadores, desta vez atinge sua melhor valorização desde 2012. Essa mudança positiva da tendência deve-se, em grande medida, às novas políticas de tarifas emitidas pelo Cabildo de Tenerife e à modernização de suportes e de sistemas de bilhética.
Frequência de uso do VLT
Os hábitos de mobilidade dos clientes do VLT são similares ao relatório do ano anterior. Perto de 71% dos viajantes utilizam o VLT entre 4 e 5 dias da semana, por tanto a média de uso semanal durante este último semestre de 2017 tem sido de 4,5 dias (4,3 dias / maio 2017), enquanto que a frequência diária nos dias úteis foi de 2,26 viajes (2,20 viajes / maio 2017).
Os principais motivos de deslocamento em VLT são por trabalho (21%) e estudo (20%) sendo as estações La Trinidad, Weyler, Cruz del Señor, La Paz e Intercambiador de Santa Cruz que obtém o 44% dos destinos finais.
O 40% dos passageiros que tem como alternativa o uso do carro, opta pelo VLT como modo de transporte e no caso de se dirigirem ao trabalho, essa percentagem chega a 53%. Além disso, o 82% assegura ter reduzido o uso do veículo privado em favor do VLT na hora de realizar seus deslocamentos.
Perfil do usuário
O cliente habitual do VLT de Tenerife continua sendo mulher, com um 59%; jovem, o 69% é menor de 45 anos; de carácter urbano, o 91% mora na área metropolitana; e cuja ocupação é de estudante ou de trabalhadoras independentes, com um 34% e 32%.
O 87% dos usuários do ten+móvil, anteriormente Vía-Móvil, utilizam este aplicativo devido ao preço e ao conforto da compra e à validação dos bilhetes. É por isso que o 99% dos inquiridos está satisfeito com seu rendimento e recomendariam seu uso.
A presença nas redes sociais adquire uma importância cada vez maior para o VLT de Tenerife devido a que 76% de seus passageiros fazem parte destas plataformas de comunicação social. Nesse sentido, o Facebook, o Twitter e o Instagram registram um aumento na adesão de 21%, 19% e 21, respectivamente.