BARCELONA, ESPANHA.- A Autoritat del Transport Metropolità (ATM) de Barcelona (formada pela Generalitat, o Município de Barcelona e a Área Metropolitana de Barcelona) encerrou o ano 2017 com 985,6 milhões de viagens, número que representa um novo recorde de usuários desde que a recuperação da demanda iniciou, no segundo semestre de 2013. Em números absolutos, o aumento anual é de 31 milhões de viagens, o que representa, em comparação com o ano anterior, um crescimento de 3,3%, o mais importante dos últimos quatro anos.
A maioria dos operadores de transporte público atinge seu melhor registro histórico. Por conseguinte, todos crescem sobre o 2%. Percentualmente os que mais aumentam são os ônibus interurbanos da Generalitat, que, com um aumento de 5,2%, chegaram a 35,7 milhões de viagens, especialmente devido às melhoras na rede exprés.cat.
O âmbito do sistema tarifário integrado inclui 346 municípios e um total de 5,7 milhões de habitantes.
As 31 milhões de viagens adicionais de 2017 representam o aumento anual mais elevado em valores absolutos que o sistema já teve. Por tal razão, a ATM e suas administrações consorciadas têm impulsionado um plano com os operadores de transporte para aumentar a oferta de serviços nos próximos anos, especialmente nos horários e nas linhas de maior saturação.