A ALAMYS FAZ A PROMOÇÃO DA CONSTRUÇÃO DE MAIS PROJETOS METRO-FERROVIÁRIOS PERANTE AUTORIDADES MEXICANAS segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

SECRETARIA GERAL.-  Representantes da ALAMYS no México realizaram uma turnê de reuniões bem sucedidas com autoridades governamentais, no marco da sua participação  no evento “Exporail 2018”, organizado pela Associação Mexicana Ferroviária (AMF), e que está indicado como o de maior envergadura da indústria naquele país. 

 

Roland Zamora, inaugurando o Painel Internacional da ALAMYS na Exporail

 

Eduardo de Montmollin, Presidente da ALAMYS (e de Subterrâneos de Buenos Aires, SBASE); Roland Zamora, Secretário Geral da ALAMYS; e Constantin Dellis, Chefe da Secretaria Geral, lideraram o Painel Internacional  e a realização da “3ª Reunião de Membros Mexicanos da ALAMYS”, instâncias realizadas dia 15 de fevereiro. Nesses encontros, o Secretário Geral apresentou o documento argumentativo da ALAMYS “Por que o desenvolvimento de projetos metro-ferroviários é a melhor opção para o transporte sustentável das grandes cidades da América Latina”. Ele contém as razões técnicas, econômicas e sociais que justificam a promoção desse tipo de transporte público. Além disso, informou das atividades de 2017 e apresentou o “Raio-X da ALAMYS 2017”,  boletim técnico em que ele expôs dados estatísticos relevantes dos parceiros da ALAMYS, gerando uma interessante troca de opiniões entre os presentes. Contudo, durante o painel foram realizadas valiosas exposições da SBASE, da SITEUR, de Metrorrey e de Ferroviárias Suburbanas da Cidade do México. 

 

Quando o mega evento finalizou, os representantes da ALAMYS realizaram duas visitas de grande relevância para o cumprimento da estratégia argumentativa pro-rail na América Latina da associação: a Metrorrey (Nuevo León) e a Operadora de Ferroviárias Mercurio (OFM) de Puebla se reuniram com seus parceiros para assim chegar às suas autoridades governamentais respectivas.

 

 

De esq. à dir.: Lorenzo Aguilar, Diretor Geral da STC – Metrorrey; Roland Zamora, Secretário Geral da ALAMYS; Manuel González, Governador (i) de Nueva León; Constantin Dellis, Chefe da Secretaria Geral da ALAMYS; Eduardo de Montmollin, Presidente da ALAMYS

 

Em Monterrey (NL), o Diretor geral do Sistema de Transporte Coletivo – Metrorrey, Lorenzo Aguilar; e o Diretor de Operações da empresa e Coordenador do Comitê de Operações da ALAMYS, Alfonso Reyes, tiveram uma frutuosa conversação com o Governador (i), Manuel González; os quais receberam uma apresentação detalhada sobre o documento já mencionado. Junto com isso, a autoridade local descreveu amplamente os desafios em mobilidade que a terceira maior cidade do país asteca tem.

Roland Zamora indicou, após o encontro, que “apresentamos para o Governador (i) os argumentos que sustentam um transporte massivo eficiente, inclusivo e sustentável, verificando nisto uma excelente oportunidade para o fortalecimento da necessidade de um financiamento do sistema de metrô capaz de suportar os desafios que a mobilidade  sustentável da cidade demanda. Também recebemos dele a melhor das acolhidas, e a valorização pelo apoio que oferecemos desde a ALAMYS à sua gestão sobre o transporte público”. 

 

Visita às instalações da Operadora Ferroviária Mercurio (OFM)

 

Contudo, na cidade de Puebla, as autoridades da ALAMYS tiveram diversas reuniões e visitas técnicas com os diretores da Operadora Ferroviária Mercurio (OFM): Florencia Serrano, Presidenta; e José Guevara, Diretor Geral. Ambos compartilharam uma visão sobre os recursos tecnológicos utilizados na operação e os planos de extensão do serviço. A OFM é parceira principal da associação a partir deste ano. 

 

José Guevara, Diretor Geral da OFM; Robert Rivera, Diretor Geral de Estradas Concessionadas do Estado de Puebla; Roland Zamora, Secretário Geral da ALAMYS; Constantin Dellis, Chefe da Secretaria Geral da ALAMYS; Cynthia Chávez, Diretora de Transporte Massivo do Estado de Puebla

 

Junto com isso, as autoridades da ALAMYS conversaram com Robert Rivera, Diretor Geral de Transporte Massivo e Estradas Concessionadas, e com Cynthia Chávez, Diretora de Transporte Massivo, com os quais também compartilharam o material argumentativo mencionado, destacando-se a importância de aproveitar a oportunidade de transformar o trem turístico atual em um meio de transporte massivo, pois a cidade chegou a ser a 4ª metrópole mexicana com 1,5 milhões de habitantes, e até a data não possui uma rede ferroviária de transporte massivo. 

 O Secretário Geral indicou após a reunião de que “na ALAMYS nos sentimos muito bem acolhidos pelas autoridades de Puebla, pelo qual os convidamos para participar nos próximos eventos da ALAMYS, para apoiá-los no que for necessário para o estabelecimento de políticas públicas que irão priorizar o transporte massivo sustentável nas cidades da América Latina”. 

 Para revisar mais antecedentes sobre a situação em Monterrey e Puebla, revise estes documentos (só em espanhol):