PORTO, PORTUGAL- O grupo de engenharia e tecnologia SENER conseguiu contrato para a extensão do metrô ligeiro de Oporto, operado pela empresa Metrô de Porto, parceira da ALAMYS. Ao abrigo da nova adjudicação, a SENER vai realizar o desenho detalhado da Linha Circular no trecho entre Boavista/Casa da Música e Praça da Liberdade. Vai ser uma secção subterrânea, de 2,8 km de longitude e com quatro estações. A estação localizada na Praça da Liberdade vai constituir um desafio importante, pois se encontra muito próxima do centro histórico da cidade, declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
Este novo contrato soma-se aos trabalhos anteriores da SENER no metrô ligeiro de Oporto. A empresa tem sido uma das protagonistas desde os primórdios da linha, em 1994, pois tem estado implicada em todas as fases do processo de implantação da rede, como responsável da assistência técnica na construção e na colocação em andamento.
A qualidade do projeto foi reconhecida com o Veronica Rudge Green Prize, em 2013, um prêmio concedido a cada dois anos pela Escola de Desenho da Universidade de Harvard para projetos que destacam pela sua excelência em desenho urbano sustentável; e pela União Internacional de Transporte Público (UITP), que em 2008 concedeu o Light Rail Award – Best New System para este sistema, que destaca-se pela criatividade e pelo desenho dos sistemas de metrô ligeiro de todo o mundo.