CIDADE DO MÉXICO, MÉXICO. – Neste dia 6 de julho passado foi publicado na Gazeta Oficial da Cidade do México, o “Aviso no qual foi Informada a Modificação do Estatuto do Sistema de Transporte Coletivo”.
Entre as atualizações realizadas no estatuto que rege o organismo, destaca-se a criação do Conselho Consultivo do STC, o qual conta com a participação de representantes de Instituições Públicas e Privadas, Acadêmicas, Científicas, Organizações da Sociedade Civil, Grupos de Especialistas, entre outros.
Na modificação das diretrizes, estabelece-se que a Gerência de Segurança Institucional do Organismo terá novas atribuições para retirar pessoas que realizem comércio informal dentro das instalações do Metrô, incluindo lugares públicos adjacentes localizados a uma distância de 25 metros.
Para enfrentar fenômenos graves e impostergáveis, é incorporada a figura de “Sessões emergentes”, que serão convocadas pelo Conselho da Administração.
O Diretor Geral do STC terá faculdades respeito da colaboração para a integração, da operação e do acompanhamento do Sistema Anticorrupção da Cidade do México. Nesse sentido, também a denominação do Órgão de Controle Interno e suas faculdades para realizar auditorias ordinárias e extraordinárias foram adequadas.
Além disso, as denominações de diferentes áreas foram atualizadas, como a da Secretaria de Transporte e Sistema Viário, que atualmente é a Secretaria de Mobilidade.