BARCELONA, ESPANHA. – O metrô de Barcelona, segundo da Espanha em relação às dimensões e à demanda, deu um passo a mais em sua extensão na área metropolitana, bem como na adoção das tecnologias mais avançadas em qualidade e sustentabilidade do transporte urbano ferroviário. A linha 10 Sul já é uma realidade desde dia 8 de setembro, e com ela o metrô, na modalidade automática, chega até uns dos últimos setores residências da cidade que não tinham acesso à rede urbana ferroviária.
Inicialmente a nova linha de metrô conta com cinco estações, das quais duas são de construção nova e as outras três são semelhantes à linha 9 Sul, em funcionamento desde 2016. Os trens circulam a cada 7’20 “e em uns 9 minutos percorrem os 4,5 quilômetros que separam os terminais de Fuego (Barcelona) e Collblanc (L’Hospitalet), dos quais 2,5 km correspondem à nova linha e os outros 2 km ao trecho comum com a L9 Sul. Existe também um trecho de túnel de duas vias de 1,6 km utilizado na mudança de sentido dos trens, por tanto a operação é desenvolvida em 6,1 km.
A abertura da L10 Sul implica em que 33 km da rede do metrô da Barcelona funcionem com o mais alto nível de automatização, GoA4, o equivalente a 27% da rede, um total de 121 km. Assim, a cidade continua firmemente posicionada como referente internacional na tendência que visa a implantação de soluções automatizadas nos metrôs de construção nova e inclusive nas remodelações de linhas antigas.
Anteriormente outros trechos do grande projeto da linha 9/10 iniciaram seu funcionamento, e com seus 48 km está chamado a impulsionar decisivamente o transporte público e a mobilidade sustentável na área metropolitana de Barcelona.
A L10 Sul compartilha com os outros trechos inaugurados anteriormente as vantagens da condução automática, entre as quais se destaca a elevada segurança fornecida pelos sofisticados sistemas de controle e a existência de portas nas plataformas para separar o local dos passageiros dos trenes. A Barcelona foi pioneira em 2009, na adoção da automatização integral (trens e estações) na linha L9 Norte, e depois consolidou sua liderança na Espanha (continua sendo o único metrô automático existente) já escala global, como integrante do restrito clube dos metrôs pesados com tecnologia driverless.
O TMB é o principal operador de transporte público na área metropolitana de Barcelona, onde realiza o gerenciamento das redes de metrô e de ônibus urbanos, transportando 2 milhões de passageiros em cada dia útil. No tocante à linha 9/10, não somente assume a operação mas também as atividades de administração e de conservação do sistema integral ferroviário, conforme requerimento da entidade proprietária, a Ifercat, bem como a função de vistoria das infraestruturas adjudicadas aos concessionários.