ALSTOM APRESENTA NOVO DESENHO PARA COMBOIO A HIDROGÉNIO NO REINO UNIDO quinta-feira, 10 de janeiro de 2019
linkedin LinkedIn

REINO UNIDO.- A Alstom e a Eversholt Rail apresentaram o desenho para um novo comboio a hidrogénio destinado ao mercado britânico. O comboio, que recebeu no nome de “Breeze” (Brisa), será uma adaptação dos comboios regionais da Classe 321. Estes comboios, que poderão vir a circular no Reino Unido a partir de 2022, irão emitir vapor de água, eliminando quase por completo as emissões de gases poluentes.

 

 A Alstom irá levar a cabo a adaptação do modelo, em colaboração com a Eversholt Rail. As duas empresas já trabalham juntas há 15 anos em diferentes frotas de material circulante. Testada e fiável, a classe 321 é ideal para este tipo de transformação para hidrogénio, devido às suas características técnicas, tamanho da frota e disponibilidade.

A Alstom e a Eversholt Rail estão a trabalhar em estreita colaboração com diferentes agentes do setor para realizar a análise de mercado e planear a introdução no mercado, quer destes inovadores comboios, quer da infraestrutura necessária para o fornecimento de hidrogénio. A Alstom e a Eversholt Rail já finalizaram o estudo técnico integral e detalharam o desenho do comboio. A inovadora solução técnica permite, pela primeira vez, adaptar um comboio a hidrogénio à bitola padrão do Reino Unido. Além disso, estes comboios contam com mais espaço para os passageiros do que os seus antecessores.

Este novo projeto foi antecedido pela apresentação na Alemanha, no passado mês de setembro, dos comboios a hidrogénio Coradia iLint da Alstom, que já oferecem serviços regulares com passageiros.

 

“A tecnologia dos comboios a hidrogénio é uma inovação que poderá transformar o setor ferroviário, tornando as viagens mais limpas e ecológicas ao reduzir ainda mais as emissões de CO2. Trabalhamos com os nossos parceiros da indústria para determinar o papel fundamental que os comboios a hidrogénio irão desempenhar no futuro e, assim, proporcionar melhores serviços nas rotas rurais e interurbanas”, explica Andrew Jones, Ministro do Transporte Ferroviário do Reino Unido.

 

“O Breeze será, para o Reino Unido, um novo comboio limpo e ecológico, com linhas elegantes e modernas. A ferrovia terá de estar livre de emissões, pelo que o governo britânico estabeleceu a meta de eliminar o material circulante de combustão a diesel até 2040. Os comboios a hidrogénio são a solução ideal para vias com poucas possibilidades de serem eletrificadas uma vez que, através da nossa tecnologia inovadora, podem agora ser adaptados à bitola padrão do Reino Unido e em breve irão estar prontos para serem utilizados na rede ferroviária da Grã-Bretanha. Na Alemanha, os comboios a hidrogénio da Alstom já transportam passageiros com elevados padrões de conforto e silêncio. Com o Breeze, os utilizadores britânicos irão descobrir o prazer de viajar num comboio a hidrogénio”, acrescenta Nick Crossfield, Diretor Geral da Alstom no Reino Unido e Irlanda.