MADRI, ESPANHA – A Fundação ONCE e a Alstom firmaram nesta quarta-feira um convênio de colaboração para melhorar a acessibilidade universal nos transportes e com isso a plena inclusão das pessoas com deficiência.
Concretamente, o acordo foi firmado por José Luis Martínez Donoso, diretor geral da Fundação ONCE, José Antonio Rodríguez Pérez, diretor de Recursos Humanos da Alstom Espanha, e Jaime Borrell, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Alstom Espanha. Todos eles concordaram sobre a importância de tornar o transporte público acessível e confortável para todos.
Nesta perspectiva, os signatários se comprometem a promover a acessibilidade e a conceber soluções “que melhorem a usabilidade e a comodidade das pessoas com deficiência e dos idosos nos transportes”.
Por esta razão, a Alstom promoverá a acessibilidade universal através de um design integrado dos produtos e serviços que gerencia e produz, e participará do desenvolvimento de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação que agreguem valor às pessoas com deficiência e com necessidades especiais.
A Fundación ONCE e a Alstom também promoverão o conceito de Smart Mobility (mobilidade inteligente) em linha com o de Smart City (cidade inteligente), que coloca as pessoas no centro dos desenvolvimentos “smart” e oferece soluções que atendam às suas necessidades.
Por fim, os signatários trabalharão em conjunto para promover a formação e o emprego. Por este motivo, a Fundação ONCE colocará a Alstom em contato com a Inserta, uma entidade que pertence à sua área de atuação, especializada no desenvolvimento de programas de formação, emprego e consultoria, especialmente destinados a promover a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.