O METRÔ DO PANAMÁ RECEBE QUATRO PROPOSTAS PARA A CONSTRUÇÃO DA LINHA 3 terça-feira, 9 de abril de 2019

CIDADE DO PANAMÁ, PANAMÁ.-O Metro de Panamá, S.A. (MPSA) recebeu propostas técnicas e financeiras para licitação pelo Melhor Preço com Avaliação Separada do Projeto de Engenharia para concepção, construção de obras civis, instalações auxiliares da linha e estações, suprimentos da instalação de todo o sistema que inclui material rodante (monotrilho) e comissionamento do sistema da Linha 3 do Metrô do Panamá.

Quatro proponentes dos pré-qualificados foram apresentados no evento público: Consorcio ACPC Línea 3, Consorcio Línea 3, Consorcio HPH y China Railway Group Limited.

 

Os proponentes apresentaram suas propostas técnicas e financeiras, que têm uma pontuação de 510 e 490, respectivamente. Os aspectos técnicos serão analisados pela Comissão de Avaliação, que tem um prazo de 30 dias úteis para apresentar o seu relatório, além da possibilidade de solicitar uma prorrogação do prazo de até 20 dias úteis.

Enquanto isso, o preço estimado e as propostas financeiras serão depositados em envelopes lacrados e guardados em um cofre do Banco Nacional do Panamá até que a avaliação da oferta técnica seja concluída.

Uma vez concluída a avaliação técnica, o resultado será divulgado em ato público que será anunciado (data, hora e local) pelo Metrô através do sistema eletrônico de Contratação Pública “PanamaCompras”. Os envelopes com as propostas financeiras e o preço estimado pela MPSA, anteriormente guardados no Banco Nacional, serão abertos no referido ato. Além disso, a pontuação técnica obtida para cada proposta será divulgada e, por sua vez, o comitê de verificação de preços divulgará a pontuação da respectiva proposta financeira. 

O vencedor da licitação será o proponente com a maior pontuação (soma da pontuação técnica e financeira). O consórcio vencedor terá um prazo de 54 meses para executar a obra.

Para o desenvolvimento do projeto, a República do Panamá fechou um acordo de financiamento de longo prazo com a Agência Japonesa de Cooperação Internacional (JICA) para cobrir os custos de desenvolvimento do projeto e do financiamento provisório oferecido.

Características da Linha 3:

A Linha 3 do Metrô ligará a província do Panamá ao Panamá Oeste, integrando esta ligação com a Linha 1 na Estação de Albrook, para um percurso de 25 km em 45 minutos. Esta nova linha aumentará a capacidade de transporte existente e diminuirá o tempo médio de viagem nos horários de pico, representando um benefício significativo, porque este é um setor cuja população atual supera os 500 mil habitantes, que geram neste horário (6h às 8h) mais de 50 mil viagens de transporte público que entram na Cidade do Panamá.

Para a Fase I de operação, estima-se que a Linha 3 atenda a uma demanda média diária de cerca de 200 mil passageiros.

Resumo

  • Em 22 de novembro de 2016 foi aberto o edital para o processo de pré-qualificação internacional.
  • Em 26 de setembro de 2017 foram anunciadas as 7 empresas pré-qualificadas.
  • Em 31 de agosto de 2018 foi assinado um acordo com a subcontratante nomeada para a Linha 3.
  • Em 12 de setembro de 2018 foi publicado o edital de convocação para a construção da Linha 3.
  • Em 8 de outubro de 2018 as empresas pré-qualificadas realizaram a visita de campo.
  • De 9 a 12 de outubro de 2018 foi realizada uma reunião de homologação com as empresas pré-qualificadas.

As empresas pré-qualificadas são as seguintes:

  • China Railway Group Limited (CHINA RAILWAY) (não é um consórcio).
  • Consorcio HP Joint Venture – Hyundai Engineering & Construction Co., Ltd. – POSCO.
  • Consorcio ACPC Línea 3 Acciona Construcción S.A. e Power Construction Corporation of China Limited. (CHINA POWER)
  • Consorcio Oriental Metro Línea 3 – China Harbour Engineering Company Ltd. e Beijing Urban Construction Group Co. (CHEC)
  • Consorcio Línea 3 FCC-CICSA-SKEGFCC CONSTRUCCIÓN, S.A.; CARSO INFRAESTRUCTURA Y CONSTRUCCIÓN, S.A. DE C.V.; SK ENGINEERING & CONSTRUCTION CO., LTD.
  • Astaldi, S.p.A. (não é um consórcio)
  • Consorcio Línea 3 Monorail Panamá Obrascon Huarte Lain, S.A. (OHL), Andrade Gutierrez Engenharia, S.A. e China Railway Construction Company.