BARCELONA, ESPANHA.- Desde setembro, o metrô de Barcelona conta com um novo suporte publicitário, localizado dentro do túnel e visível de dentro dos trens, o que permite a reprodução de vídeos curtos de forma síncrona com a passagem dos comboios. É uma solução tecnológica baseada em telas de LED, fornecida pela empresa Adtrackmedia, com o apoio da Telefónica, que abre uma nova maneira de obter renda adicional que contribui para a sustentabilidade do transporte público.
O sistema entrou em operação a seção da linha 5 entre o Hospital Clínico e Diagonal, na direção de Vall d’Hebron, e nos próximos meses será implantada em mais duas seções pendentes a serem determinadas. Os locais estão sendo escolhidos no setor central das linhas com uma utilização mais alta que, ao mesmo tempo, atendem às condições técnicas apropriadas para a instalação. Quando as três tranches estiverem em operação, estima-se que o retorno econômico do TMB seja de pelo menos 214.000 euros por ano.
Para possibilitar a exibição da publicidade, um conjunto de colunas LEDs que reproduzem os clipes, com duração de dez segundos, é fixado à parede do túnel, de modo que, do interior dos trens, eles sejam percebidos como uma única tela de video de exibição Como no cinema, o olho humano interpreta o encadeamento de imagens estáticas como uma única imagem animada, com a diferença de que no metrô o movimento de pessoas acima do trem substitui o movimento do filme.
Uma barra de LEDs a cada 52 centímetros
Para a primeira instalação de publicidade dinâmica no metrô de Barcelona, foi escolhida uma seção de 160 metros entre as estações Hospital Clínico e Diagonal, nas quais foi analisado que os trens circulam a uma velocidade estável, de cerca de 53 quilômetros por hora, para garantir o efeito óptico da reprodução de vídeo. No total, 300 barras de LED foram colocadas, espaçadas 52 cm, e conectadas a um painel de controle e outros equipamentos localizados em uma sala de comunicações na estação do Hospital Clínico.
Para uma visualização ideal, o vídeo reproduzido tem uma resolução de alta definição e é atualizado a uma taxa de 30 quadros por segundo. Dessa forma, o sistema implantado oferece qualidade de imagem e um encaixe na janela superior aos fornecidos por sistemas similares em outras redes.
Para o TMB, o gerenciamento profissional e ordenado da publicidade nos diferentes suportes de suas redes é uma das fontes de receita não-tarifária, através da qual é reduzida a dependência de tarifas e subsídios das administrações públicas para a manutenção do transporte público da área de Barcelona. A promoção e diversificação desse tipo de receita é uma das linhas estratégicas da empresa, que conseguiu aumentá-las em 31% entre 2012 e 2018.