SECRETARIA GERAL. – ALAMYS, através do Chefe da Secretaria Geral, Constantin Dellis, participou na reunião anual da Associação Americana de Transporte Público (APTA) de Nova York, realizada no final de outubro passado.
No encontro foi acordado revisar a constituição de um comitê técnico conjunto para tratar do tema de vibrações e ruídos nos sistemas de metrô; a realização de capacitações ao vivo e online em temas de safety e cyber security; a participação de um especialista da APTA no próximo congresso de ALAMYS em Medellín; e a geração de um painel de discussões na próxima conferência ferroviária em San Francisco, California, em junho 2020.
O encontro, que se realizou com apoio da Agência Metropolitana de Transporte da Cidade de Nova York, MTA NYC, concretizou-se através de exposições e fóruns de discussão em que foram abordadas temáticas de digitalização, meio ambiente e comunidade. Destacou também o debate em relação a um dos maiores desafios que os operadores metro-ferroviários dos Estados Unidos enfrentam na atualidade: a mudança do comportamento dos clientes como consequência de novas ofertas de mobilidade, o que tem levado a questionar o financiamento das redes atuais e futuras por parte das autoridades.
Além do anterior, Dellis reuniu-se com Paul Skoutelas, Presidente Executivo de APTA, e a equipe que leva assuntos metro-ferroviários. O objetivo foi coordenar atividades conjuntas entre ALAMYS e APTA em 2020. Assim, abordou-se o possível acordo de constituir um comitê técnico conjunto para tratar do tema de vibrações e ruídos em sistemas de metrô, e a realização de capacitações ao vivo (através da internet) em temas de segurança operacional e cyber security, usando a tecnologia aprovada da APTA. Adicionalmente, acordou-se a participação de um especialista da APTA no próximo congresso de ALAMYS em Medellín, e a generación de um painel de discussões desde ALAMYS na conferência ferroviária da APTA em San Francisco, California, em junho 2020.
Também, Dellis teve um encontro com Marco D’Angelo, Diretor Executivo de CUTA, Associação Canadense de Transporte Urbano, com a qual existe um acordo de colaboração do ano 2013. Um dos âmbitos de apoio mútuo prático será a execução de um benchmark entre os operadores de metrô ligeiro do Canadá com as redes afiliadas a ALAMYS.