BARCELONA, ESPANHA.- A Transports Metropolitans de Barcelona (TMB) e a Renfe Operadora concordaram em colaborar internacionalmente em projetos para projetar, aconselhar e operar sistemas ferroviários de todos os tipos, um papel no qual ambas as empresas públicas já possuem experiência consideráveL que inclui histórias de sucesso notáveis em vários países.
O texto estabelece como prioridade a elaboração de planos de viabilidade para a construção de novos projetos ferroviários, a prestação de assistência técnica a empresas ferroviárias e agências de transporte, o planejamento, projeto, marketing, gestão, operação e manutenção de novos serviços ferroviários, a comercialização de material circulante de segunda utilização e o treinamento e treinamento técnico do pessoal ferroviário.
Dentro do contrato, espera-se que convênios específicos sejam estabelecidos para cada consultoria ou ação de gestão estrangeira que a Renfe e o TMB empreendam em conjunto.
A colaboração entre dois dos maiores operadores ferroviários espanhóis significa aumentar o potencial de ambos participarem de projetos de mobilidade internacional, onde possam contribuir com sua vocação inovadora e vasta experiência. Também abre uma maneira de reforçar o crescimento das empresas e de seus funcionários e, ao mesmo tempo, impulsionar o setor de transporte espanhol como um setor da economia verde com um importante componente social.
A TMB contribui para essa aliança seu conhecimento da operação de metrôs automáticos em Barcelona desde 2009, experiência que exporta para cidades como Dublin, Santiago do Chile, Istambul, Ecaterimburgo e Viena. Também participou do trabalho de consultoria em segurança ferroviária. Como consultoria externa, a TMB participou de projetos tão significativos quanto o início das novas linhas de metrô para a Expo Lisboa ou o início do metrô do Porto. Mais recentemente, o operador metropolitano de Barcelona interveio no comissionamento do Metrô do Panamá, tanto na L1 quanto na L2, bem como no metrô de Buenos Aires, no estudo do modelo de operação do metrô Quito e na expansão do L1 do metrô de Lima.
Por seu lado, a Renfe em seu plano estratégico inclui como um dos pontos mais relevantes para acelerar sua internacionalização. Entre outros projetos, sua participação como parceiro estratégico da Texas Central na construção, manutenção e operação da futura Linha de Alta Velocidade Dallas-Houston ou na operação dos serviços de alta velocidade na Arábia Saudita do projeto Haramain que une Medina e La Meca. Além disso, a Renfe firmou parceria com a SNCF e a Comboios de Portugal para fornecer o serviço internacional que liga a Espanha à França e Portugal, respectivamente.