BUENOS AIRES, ARGENTINA.- Subterrâneos de Buenos Aires S.E. (SBASE) relata que a senhora Manuela López Menéndez foi nomeada como a nova presidente da empresa e está no cargo desde 3 de agosto passado.
López Menéndez é economista formada pela UCA (Universidade Católica Argentina) e estudou Planejamento Urbano e Desenvolvimento Regional nos Estados Unidos. Ela tem uma vasta experiência no setor de transportes e na gestão de espaço público.
Trabalha no setor público desde 1998. Foi Secretária de Obras do Ministério Nacional dos Transportes entre 2015 e 2019, e coordenou os trabalhos da Metrobus a partir dos Ônibus Rápidos de Transporte em Massa da Unidade de Projetos Especiais (UPE) do Governo da Cidade de Buenos Aires de 2009 a 2015, no âmbito do Plano de Mobilidade Sustentável. Foi também assessora do Ministério da Produção da Província de Buenos Aires.
Além disso, foi diretora da Agência Metropolitana de Transportes, com a missão de desenvolver políticas públicas em conjunto com a Província e a Cidade de Buenos Aires, a fim de melhorar a mobilidade na Região Metropolitana.
No terceiro setor, ela é membro fundador da Base Fundación; ela fez parte da Fundação Apertura e da Fundação Associação para Crecer, para desenvolvimento produtivo regional; e foi consultora em Políticas Públicas relacionadas ao Espaço Público na Fundación Creer y Crecer.
Assim, López Menéndez se unirá ao processo de transformação que vem ocorrendo no metrô desde 2013, com o intuito de facilitar e melhorar a mobilidade de todos os moradores da cidade.
O presidente de saída, Eduardo De Montmollin, estava no comando da empresa desde janeiro de 2017 e, durante seu mandato, foram feitos progressos em trabalhos fundamentais para melhorar a operação do serviço. Entre as principais realizações dessa etapa, destacam-se a abertura de quatro estações e novas oficinas e garagens; bem como a renovação do material circulante até que quatro das seis linhas tenham ar condicionado em toda a sua frota. Além disso, importantes obras de infraestrutura foram realizadas, como a renovação de faixas e sinais em várias linhas e, por meio de um empréstimo do Banco Europeu de Investimento (BEI), iniciou o projeto de modernização da Linha D e da Central Obelisco. .
Na Alamys, agradecemos a gestão de Eduardo De Montmollin como Presidente de nossa associação desde 2017, e desejamos o maior sucesso nos desafios que ele e Manuela enfrentarão: ela, desde 3 de agosto passado é também a nova Presidenta da Alamys. Parabéns!