LIMA, PERU.- Em breve, os usuários do transporte urbano de Lima e Callao poderão se mobilizar nos ônibus dos Corredores Complementares, da rede Metropolitana ou nos carros da Linha 1 do Metrô com um único cartão.
Para isso, a Autoridade de Transporte Urbano de Lima e Callao (ATU), aprovou o “Padrão de Interoperabilidade Tecnológica para Sistema Único de Arrecadação de Lima e Callao”, que permitirá a implantação de um meio de pagamento único nos diferentes serviços de transporte público do Sistema Integrado de Transporte (SIT).
“O padrão de interoperabilidade, criado pelo ATU, permitirá a interação entre os meios de pagamento (cartão) e os dispositivos de leitura que os ônibus ou postos de embarque terão, como atualmente é o caso da Cidade do México, São Paulo, Buenos Aires e Lisboa. Desta forma, o usuário não terá que usar dois ou até três cartões de pagamento para se locomover, só precisará de um”, destacou o Diretor de Integração e Cobrança da ATU, Iván Villegas.
“A aprovação do padrão de interoperabilidade do sistema de coleta única é o primeiro passo para ter a integração tarifária de que a cidade precisa. Dessa forma, o usuário terá acesso ao sistema e a opção de viajar com uma tarifa justa e com descontos no transbordo ”, destacou.
Villegas indicou que qualquer operadora que queira aderir deve aprovar seu sistema de pagamento com o padrão estabelecido pelo ATU. Isso facilitará a integração em um único cartão de todas as formas de pagamento atualmente utilizadas: dinheiro, meio eletrônico, entre outros.
Vale ressaltar que serão mantidas as tarifas diferenciadas de passagens para alunos de universidades, institutos e escolas, bem como para idosos e pessoas com mobilidade reduzida ou com deficiência, facilitando a acessibilidade ao Sistema Integrado de Transporte.