O Metro de Madrid obtém o melhor resultado dos últimos anos no inquérito de Percepção de Qualidade de Serviço. Atingir uma pontuação de 7,76, correspondente ao segundo trimestre de 2021, a melhor nota dos últimos dez anos e a segunda melhor desde a realização deste tipo de estudo. Esta pesquisa é realizada ‘ao pé da plataforma’ em uma amostra de quase 7.000 usuários e nos permite conhecer a percepção dos viajantes sobre a qualidade do serviço prestado pelo metrô, tanto em escala global quanto pelas diferentes linhas e aspectos fundamentais do serviço.
Além disso, da pontuação global de 7,76 pontos, podemos destacar que mais de 60% dos inquiridos deram ao Metro de Madrid uma avaliação superior a 8 pontos. Por gênero, quem mais opinou são as mulheres, com 7,77 pontos, enquanto, considerando a faixa etária, aqueles com mais de 59 anos que a valorizam mais, com 7,81 pontos. Os estrangeiros não residentes na comunidade da capital espanhola somam 8,07 pontos por serviço; as pessoas cuja frequência de viagens de Metro é superior a 20 viagens semanais, valorizam-no com 7,92 pontos e os viajantes que utilizam o Metro para ir às consultas médicas o fazem com 7,82 pontos.
Entre os critérios mais valorizados estão a acessibilidade e a informação, e o aspecto que mais melhorou em relação às pesquisas anteriores foram os tempos, tanto de espera na plataforma, quanto a velocidade da jornada. Por outro lado, as linhas que obtiveram uma melhor avaliação são 8, com 8,11 pontos, seguido da linha 10, com 8,05 pontos. Eles são seguidos pela linha 2, com 7,88 pontos, linha 3, com 7,82, e linha 12, com 7,70 pontos.