Os 26º Comitês Técnicos do ALAMYS terminam após 9 blocos e 40 alto-falantes quarta-feira, 30 de junho de 2021

Em 3 dias, foram realizadas 9 comissões técnicas com temas de grande atualidade no mundo do Metroferroviario. Para muitos, esses dias passaram rápido e isso é sempre um bom sinal. As 26ª Comissões Técnicas da ALAMYS, que historicamente se realizam em várias cidades dos principais parceiros, desta vez devido à crise pandémica, estavam em formato virtual via streaming com diversos recursos (tradução simultânea, reuniões bilaterais, chat, stand patrocinador Platinum, etc. ..) e foi muito bem recebido pelos membros principais, membros honorários, aderentes e vários convidados.

 

 

A ALAMYS, do Chile através do seu secretariado e em conjunto com a produtora Tango, realizou um importante evento pela sua abrangência por estar com parceiros de Espanha, Portugal e América. Mas também muito perto, conseguindo compartilhar com os palestrantes momentos importantes de conversa nas seções de perguntas e respostas. Deixando muitas informações importantes nos 9 painéis e 40 palestrantes. Bons momentos e participação de sucesso de todos os nossos principais parceiros e adeptos.

 

 

 

No primeiro dia, o evento começou com as boas-vindas da Presidente da ALAMYS, Manuela López (Presidente do Metrô de Buenos Aires) e do Secretário Geral, Sebastián Court (Gerente de Planejamento e Desenvolvimento do Metrô de Santiago), passando assim a uma apresentação de Ignacio Fernández que falou sobre Liderança e equipes eficazes em tempos de crise, totalmente necessários para os tempos em que vivemos.

 

 

 

 

 

Em seguida, as intervenções dos vários painéis começaram com o comitê de planejamento, onde falaram profundamente sobre as Oportunidades da Pandemia para repensar a mobilidade nas grandes cidades. Onde ficou clara a necessidade de adaptação no transporte com foco na mobilidade de serviços.

 

 

 

 

Mais tarde foi a vez de novo o painel do Comité de Planeamento, falar de Digitalização para melhorar o serviço e comunicação com os Utilizadores, o que beneficia a qualidade do serviço e a satisfação do cliente em informação e recursos na aplicação de recursos tecnológicos. Em ambas as ocasiões contou com a grande participação de Ester Litovsky de Metrovías, que foi a moderadora nas seções de perguntas e respostas. Seguindo para o 3º Painel do Comitê de Gestão, moderado por Lola Bravo do TMB, com um tema importante para muitas organizações atualmente “O Teletrabalho no presente e no futuro”. Foi muito interessante poder mergulhar na realidade atual que mudou o paradigma nas organizações; metas de trabalho e objetivos corporativos. Onde as estratégias tiveram que ser repensadas e os resultados estão à espera.

 

 

Seguindo para o segundo dia, com os painéis do Comitê de Operações e seu moderador Paulo Labate do Metrô de São Paulo, onde o tema foi “Metodologias de Ensino e Visualização Digital para Qualidade Operacional”. E na seção de perguntas e respostas, falaram sobre eficiência operacional baseada na tecnologia de digitalização de sistemas e redução de tempo nos processos de trabalho do dia a dia. Continuando com o painel focado exclusivamente nos Tramways, desta vez focado na geração prioritária de controles de processos aplicados para eficiência operacional na redução de interferências de serviço com o tema “Interrupções nas estradas: Antecedentes e evolução”, tendo como moderador Carlos Guillierm da FGV.

 

 

 

 

 

Como se não bastasse, o segundo dia teve mais um tema relevante pelo que implicará em um futuro não muito distante, o Painel do Comitê de Operações, moderado por Paulo Labate do Metrô de São Paulo, teve apresentações que falaram do benefício do IA e inovação tecnológica; focado na otimização das condições operacionais, utilizando IA para obter e analisar dados em busca de maior desempenho, eficiência e segurança operacional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No terceiro e último dia das 26ª Comissões Técnicas, foi a vez da comissão de manutenção, focada em novas tecnologias e na previsão de falhas, o moderador foi Nagy, da CPTM. Por fim, o último painel desses Comitês, moderado novamente por Lola Bravo, e com um importante tópico sobre Financiamento dos Impactos da crise da COVID-19 no campo do transporte público e projeções futuras das Receitas Tarifárias. Que era exclusivo para os principais sócios.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Após a apresentação dos KPI’s 2020 da ALAMYS, apresentados por cada coordenador da comissão que foram os moderadores anteriormente nomeados, foi o momento para as considerações finais da Presidente da ALAMYS, Manuela López, e do Secretário-Geral, Sebastián Court, ambos valorizaram o elevado nível nestes 26º Comitês Técnicos por meio de seus 5 Comitês Técnicos, cada um com diferentes temas nos 9 blocos, coordenados por especialistas de vários operadores de Metroferroviários associados e da Secretaria-Geral. Manuela López referiu que o trabalho desenvolvido pelo Secretário-Geral é bem conhecido, conseguindo um trabalho profundo em várias áreas, conseguindo mostrar os resultados nesta versão das Comissões. Por seu turno, Sebastián Court, apreciou a inclusão de um bloco exclusivo para os eléctricos e o grande nível de informação adquirido após todas as apresentações que foram apresentadas, agradecendo também o nível de produção e gestão alcançado no evento. Então, na esperança de que em um futuro próximo eles possam ser feitos pessoalmente novamente.