A ALAMYS, tendo em conta a situação atual, decidiu realizar pela primeira vez o curso de Gestão de Ativos em formato virtual, para os seus parceiros que se encontram na América Latina, Espanha e Portugal. A definição da metodologia, o desenvolvimento e gestão multimédia da plataforma online foi efectuada pela ALAMYS com o apoio da empresa élogos, coordenada com a equipa Assetsman, como conhecedores e detentores dos conteúdos da matéria.
Com uma gestão ampla de todos os envolvidos, foi alcançado um alto nível de preparação de materiais e documentos audiovisuais nos idiomas português e espanhol para todos os parceiros da ALAMYS, a tecnologia necessária também foi disponibilizada para a entrega do curso: Plataforma de treinamento, videoconferência ferramenta com tradução simultânea, caixa de correio de apoio. A equipe de formadores também foi coordenada e o curso executado do início ao fim, comunicando-se com os participantes e acompanhando o desenvolvimento do curso por meio da geração de relatórios.
O curso de Gestão de Ativos, para aplicação dos conceitos, metodologias e processos de gestão de ativos num projeto específico, teve um total de 28 inscritos, dos quais 18 aprovados, pertencentes a 20 sócios da ALAMYS: Agência de Obras Públicas da Junta de Andalucía , Companhia do Metropolitano do Distrito Federal, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos – CPTM, Ferrovias Suburbanas, Ferrocarrils de la Generalitat Valenciana, Linha 1 do Metrô de Lima, Metrô de Madrid, Metrô de Medellín, Metrô do Panamá, Metrô Quito, Metrô de Santiago, Metrô de São Paulo , Metro de Lisboa, MetroRio, Metrovías, Metro STC CDMX, Metro de Buenos Aires, SuperVia, TMB e VLT Carioca.
A base do curso foi um ecossistema de aprendizagem que considerou o ensino na modalidade híbrida: videoconferência com facilitador, e-learning, projeto (off line). Além disso, incluiu fases de treinamento em modo online síncrono com facilitador por videoconferência e fases de atividades de aprendizagem em ambiente virtual de aprendizagem, que se tornou um espaço de aprendizagem, trabalho e colaboração entre todos os participantes. Para a aplicação prática da aprendizagem, os participantes tiveram que desenvolver um projeto de gestão de ativos, para o qual foi habilitada uma plataforma informática específica: AssetsValue.
Neste primeiro curso virtual para os parceiros ALAMYS, foi necessária uma produção significativa antes, durante e depois, o curso de Gestão de Ativos necessitou de vários arestas para atingir os objetivos traçados e foi. Com uma metodologia em que foram integradas sessões online e offline, utilização de plataformas de gestão de ativos, desenvolvimento, avaliação e feedback de um projeto de aplicação, tudo suportado por uma plataforma de aprendizagem. Além disso, as variáveis multiculturais, participantes de dez países diferentes, nove deles falantes do português, idioma em que o programa foi ministrado com tradução simultânea para o espanhol no e, também, a tradução de todos os materiais para o espanhol. Também havia o que melhorar nos próximos cursos a serem implantados pela Associação Latino-Americana de Metrô e Subterrâneos para que os resultados sejam ainda melhores. Mas essa primeira experiência foi de grande riqueza em conhecimentos e novas ferramentas para os participantes que deixaram refletidas em suas opiniões e agradecimentos após o curso de Gestão de Ativos.