A Metrotenerife foi recentemente homenageada com o Prêmio de Inovação ERCI, concedido pela Eurorail Clusters, por seu dispositivo ‘Removable Rail Insulating Jacket’. O presidente da Metrotenerife, Enrique Arriaga, quis felicitar pessoalmente a equipa de Projectos da empresa pelo novo prémio internacional e pelo desenvolvimento deste dispositivo que está a despertar tanto interesse na área do transporte guiado.
O diretor do departamento de Projetos, Raúl Parra, esteve presente no evento, acompanhado por Pablo Oromí e Teresa Benet, que fazem parte desta área onde foi criada e promovida esta solução de engenharia, a ‘Removable Rail Insulating Jacket’. Precisamente, Oromí, um dos principais desenvolvedores da ferramenta, recebeu do Júri o prêmio Coup de Coeur, um dos prêmios de inovação concedidos pelo European Railway Cluster durante a feira internacional de transporte ferroviário InnoTrans, que no final de setembro foi realizada na cidade alemã de Berlim.
A Metrotenerife reforça assim a sua posição no setor ferroviário em termos de desenvolvimento de I&D&I, uma vez que este dispositivo ganhou no ano passado o prémio de Melhor Inovação Técnica em Infraestrutura do Ano nos Global Light Rail Awards no Reino Unido.
Os ERCI Innovation Awards são atribuídos pela associação europeia da indústria ferroviária, reunindo os 16 maiores clusters de inovação de 17 países do continente. Nesta oitava edição, trinta e uma empresas finalistas optaram por apenas três prêmios.
O ‘Removable Insulating Rail Jacket’ criado pela Metrotenerife é construído com material reciclável e permite reduzir custos e tempo na substituição dos trilhos. Este produto já é comercializado no setor pela gigante siderúrgica mundial, ArcelorMittal.