A Metrotenerife, empresa de transportes do Cabildo Insular de Tenerife, recebeu uma nova distinção internacional do setor ferroviário. Nesta ocasião, os prestigiosos Global Light Rail Awards reconheceram a Green Bond Issue da operadora de Tenerife como uma das melhores iniciativas de sustentabilidade e meio ambiente.
O presidente da Metrotenerife e Conselheiro de Mobilidade do Conselho da Ilha, Enrique Arriaga, e o Diretor de Mobilidade da Ilha, José Alberto León, juntamente com a equipa responsável pela gestão da complexa operação de Emissão de Títulos Verdes realizada pela empresa em 2021, recolheram esta distinção na cerimónia Global Light Rail recentemente realizada em Londres. Esta equipa é composta por Rebeca Estévez, directora do departamento de Administração Financeira, Laura Castro, analista financeira na área, e Carmen Hernández, advogada da empresa, que juntamente com Teresa Benet, responsável de Projectos Internacionais da Metrotenerife, estiveram presentes nesta gala, onde os principais operadores ferroviários europeus se reuniram.
Nas últimas semanas, Metrotenerife recebeu várias distinções do setor de transporte guiado. No final de setembro, obteve o ERCI Innovation Award por sua jaqueta de trilho isolante removível e na semana passada recebeu reconhecimento no Global Light Rail Awards por sua Green Bond Issue. Da mesma forma, a empresa de Tenerife também foi nomeada para ‘Melhor Operador do Ano’, juntamente com outras duas empresas ferroviárias europeias.
A Metrotenerife trabalha todos os dias para ser uma empresa competitiva e comprometida com a sustentabilidade, lançando iniciativas que promovam a defesa do meio ambiente, e inovadoras, desenvolvendo soluções eficientes de engenharia. Os prêmios recentes também representam o reconhecimento da mão de obra altamente qualificada da Metrotenerife e a posição da empresa no mercado ferroviário mundial.
Os Títulos Verdes são um tipo de dívida emitida por organizações, tanto públicas quanto privadas, e são utilizados exclusivamente para financiar ou refinanciar, parcial ou totalmente, projetos socialmente responsáveis com o meio ambiente. No caso do Metrotenerife, são utilizados para projetos de transporte verde e ecológico como o Eléctrico de Tenerife e permitiram o refinanciamento da dívida contraída para a construção e colocação em funcionamento das actuais Linhas 1 e 2 do Eléctrico.
Neste sentido, é ainda de recordar que o operador de Tenerife é a única empresa das Canárias que emitiu Green Bonds, em linha com as políticas de Transporte e Mobilidade Sustentável definidas para responder aos desafios do Pacto Verde da União Europeia União e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Comunidade Internacional.
Em edições anteriores do Global Light Rail Awards, a Metrotenerife foi premiada por seu revestimento ferroviário isolante removível (2021), pelo aplicativo Ten+VAO (2018) e pelo sistema de monitoramento de velocidade a bordo (Simove, 2017). Os Global Light Rail Awards são organizados anualmente pela Mainspring, editora relevante no mundo ferroviário, e representam um dos maiores reconhecimentos de excelência e inovação neste setor.