Alstom e UC3M lançam o novo mestrado em Engenharia de Sistemas Ferroviários quinta-feira, 20 de outubro de 2022
linkedin LinkedIn

A Alstom e a Universidade Carlos III de Madrid inauguraram esta semana uma nova edição do mestrado de formação permanente em Engenharia de Sistemas Ferroviários, destinado a graduados com ou sem experiência na área ferroviária.

O mestrado, que tem duração de um ano, será ministrado em formato híbrido (presencial e remoto) e terá um corpo docente formado por professores da universidade, especialistas do setor e uma equipe de profissionais atuantes da Alstom Espanha e Portugal. O programa acadêmico aborda a engenharia de sistemas ferroviários a partir de uma abordagem multidisciplinar e abrangente, que inclui o projeto e desenvolvimento de sistemas digitais de segurança e controle (sinalização ferroviária), tração elétrica, projeto de material circulante, além de serviços e manutenção de sistemas. , trens e equipamentos ferroviários.

 

 

Durante a cerimônia de abertura, José Miguel Soler, chefe de sistemas urbanos da Alstom Espanha e coordenador do Master, destacou: “O novo master é uma excelente porta de entrada para o campo ferroviário, fundamental para o futuro da mobilidade cada vez mais sustentável e digital. A colaboração com a Universidade Carlos III, centro de referência internacional na área da formação STEAM, e a participação de uma equipa docente de alto nível, composta por profissionais ativos e com larga experiência, garantem a excelência da formação ministrada. Adicionalmente. os alunos que decidirem realizar seus estágios curriculares na Alstom terão a oportunidade de trabalhar, desde o primeiro momento, em projetos reais em um ambiente multinacional”.

Essa iniciativa se soma aos programas de treinamento dos quais os profissionais atuantes da empresa participam há anos. Para el curso 2022-2023, Alstom ha aumentado su colaboración con universidades y centros de formación, como la Universidad Pontificia de Comillas, la Universidad de Cantabria, la Universitat Politècnica de Catalunya, o la Universidad Politécnica de Madrid, donde impartirán clase profesionales en activo da companhia. No total, cerca de vinte técnicos, engenheiros e gestores da Alstom Espanha colaboram com diferentes universidades e centros de formação, com o objetivo de aproximar o setor ferroviário das novas gerações.

Além disso, a empresa está preparando a nova chamada do Alstom Talent Energy, o programa de treinamento e estágio para recém-formados, que este ano comemora sua décima edição consecutiva. Até o momento, cerca de 300 recém-formados participaram deste programa, que oferece bolsas de estudos para pós-graduação e estágios remunerados e supervisionados nos centros da Alstom em Madri e Barcelona.

“O setor ferroviário está no centro do futuro da nossa sociedade. Quando falamos de ferrovias falamos de digitalização, sustentabilidade, mobilidade, inovação. É um setor empolgante que oferece inúmeras oportunidades de carreira em todas as áreas”, destaca Stephanie Burik, diretora de gestão de talentos da Alstom Espanha e Portugal.

 

 

Com o objetivo de continuar com seus planos de expansão e desenvolver novos projetos e iniciativas, a Alstom Espanha fará mais de 300 novas contratações ao longo de 2022 (as ofertas disponíveis podem ser consultadas em seu portal de empregos), incluindo operadores e soldadores, além de engenheiros, matemáticos , técnicos ou funções de suporte. Os novos profissionais se juntarão aos mais de 3.000 funcionários que já fazem parte da Alstom Espanha e Portugal.

Neste link você encontrará mais informações sobre o Mestrado em Engenharia de Sistemas Ferroviários UC3M-ALSTOM.