A Alstom, líder mundial em mobilidade inteligente e sustentável, fechou um contrato no valor de quase 370 milhões de euros para fornecer mais 49 trens de alta capacidade Coradia Stream para a Renfe, na Espanha. Estes comboios irão complementar os 152 comboios já encomendados em março de 2021. As duas encomendas perfazem um valor de 1,8 mil milhões de euros num total de 201 comboios (incluindo o fornecimento de peças sobressalentes e a manutenção de 56 comboios durante 15 anos).
Todos os trens serão fabricados no centro industrial da Alstom em Santa Perpètua, Barcelona. Para realizar esse projeto, o centro passa por um plano inédito de investimentos e digitalização, que inclui a criação da maior oficina automatizada do Grupo Alstom.
“Este é um projeto histórico para a Alstom na Espanha, não só pelo seu tamanho, mas também porque é um projeto construído sobre um conceito global de sustentabilidade, desde a fase de licitação e projeto. Os trens são totalmente acessíveis, pensados com todos em mind passageiros, desenvolvidos de forma sustentável segundo critérios de ecodesign, e com uma abordagem inovadora tanto na conceção como no processo de fabrico. Daqui a alguns anos veremos estes comboios a circular pelas nossas cidades, mas o seu impacto social, ambiental e económico já é uma realidade “, afirma Leopoldo Maestu, presidente e CEO da Alstom Espanha.
Os trens, que fazem parte da comprovada plataforma Coradia da Alstom, permitirão à Renfe transportar pelo menos 20% mais passageiros por hora nas redes de transporte regional mais congestionadas, como Madri ou Barcelona. Cada um dos trens terá 100 metros de comprimento e capacidade para 900 passageiros. Apresentam um design inovador com configuração mista, com viaturas de um e dois andares, com o objetivo de responder às necessidades de mobilidade nos grandes centros urbanos.
Projetado para otimizar a capacidade, disponibilidade e sustentabilidade
O design dos novos trens permite a capacidade máxima de passageiros graças a uma configuração interior inovadora e espaços flexíveis. Numerosas portas de acesso e amplos halls de distribuição facilitam a entrada e saída de passageiros, permitindo a redução dos tempos de parada nas estações. Os trens oferecem acessibilidade universal, conectividade Wi-Fi e áreas dedicadas para bicicletas e carrinhos de bebê. A tecnologia comprovada da Alstom também amplia a disponibilidade e a capacidade da rede por meio de sistemas de acionamento mais eficientes e tecnologia de sinalização de última geração.
Desenvolvidos inteiramente com critérios de ecodesign, desde a seleção de matérias-primas até os sistemas de tração, todos os novos trens Renfe serão uma referência em operação sustentável, graças à ótima eficiência energética durante a operação e uma taxa de reciclabilidade de mais de 98% no final de sua vida útil.
Com mais de 3.000 funcionários, a Alstom tem um longo histórico industrial e tecnológico na Espanha. A empresa possui 4 centros industriais, 4 centros tecnológicos e presença em mais de vinte oficinas de manutenção. Entre outras, a Alstom possui uma planta industrial em Barcelona dedicada à fabricação de todo tipo de material rodante, uma fábrica de sistemas de propulsão em Bizkaia e, em Madri, diferentes centros de inovação tecnológica para o desenvolvimento de programas e projetos nas áreas de segurança ferroviária, sinalização , manutenção e mobilidade digital.
A linha Coradia de trens modulares da Alstom reflete mais de 30 anos de desenvolvimento contínuo e soluções técnicas comprovadas. Cerca de 3.900 trens regionais Coradia foram vendidos até o momento e mais de 3.000 estão atualmente em operação na Dinamarca, França, Alemanha, Itália, Luxemburgo, Holanda, Suécia e Canadá. A plataforma oferece uma gama completa de soluções livres de emissões, incluindo versões com bateria ou hidrogênio para linhas não eletrificadas.