A linha P é o sexto cabo aéreo de Medellín. Atualmente, depois da linha K (Santo Domingo), a P é a segunda linha que transporta mais usuários diários. É o cabo aéreo com maior capacidade instalada do país e pode transportar 4.000 passageiros por hora em cada sentido. Todas as estações da linha P do Metrocable (Picacho) têm acessibilidade universal, favorecendo a inclusão social no sistema.
O processo começou em 2019 e é realizado na Fábrica de Metrô de Medellín. Boa parte do pessoal que participa foi treinado na Colômbia. Até o momento, 22 dos 42 trens MAN foram modernizados, ou seja, aqueles que estão em serviço comercial há 27 anos.
A homologação consiste em replicar uma peça e torná-la igual ou melhor que a original, além de desenvolver um processo de reparo local. Entre o ano de 2000 e 2022, a Empresa conseguiu padronizar 779 elementos. Neste momento, o Metrô de Medellín conta com 58 componentes pendentes de aprovação.
Com um contrato de operação de 6 anos, torna-se mais uma alternativa para o Metrô de Medellín obter receitas adicionais que amenizam o impacto econômico da pandemia. O sistema de transporte coletivo de Quito tem 15 estações, 18 trens e mobilizará cerca de 377.000 usuários por dia. A conquista dessa licitação internacional torna-se uma das mais importantes conquistas da empresa que comemorou 27 anos de atuação comercial.
A certificação global do Grupo Alstom soma-se à certificação europeia e nacional, que a Alstom Espanha obteve pelo oitavo ano consecutivo. Com uma carteira de pedidos histórica, a Alstom Espanha espera contratar mais de 350 novos funcionários em 2023, tanto recém-formados quanto profissionais experientes.
O Metrô de Santo Domingo aumentará sua frota de trens, da linha Metropolis da Alstom, para 64 unidades. Todos os trens foram fabricados no centro industrial da Alstom em Santa Perpètua, Barcelona. Com uma carteira de pedidos histórica, o centro industrial da Alstom em Barcelona está desenvolvendo um ambicioso plano de investimento e digitalização.