Após zarpar do porto de Bilbao, cruzar o Oceano Atlântico e ser cuidadosamente descarregado no porto de Barranquilla, a nova compactadora Leopardo 700, fabricada pela empresa espanhola Ingeniería de Maquinaria Ferroviaria (IMF), chegou às Oficinas do Metrô de Medellín. ) com sede em Toledo.
A compactadora é um dos veículos auxiliares mais importantes para realizar a manutenção diária das ferrovias. A máquina alia força e precisão, tem capacidade de nivelar e alinhar a via, mas além disso compacta o lastro, ou seja, a brita. Esta nova máquina será fundamental para continuar com a manutenção rigorosa e constante que a empresa realiza em toda a linha férrea, pois complementa o trabalho realizado pela primeira socadora que chegou há 16 anos da Áustria e é operada todos os dias. entre as 22h30 e as 04h00 por uma equipa especializada.
A compactadora Leopardo 700 faz parte da renovação tecnológica em que a empresa está avançando. Este veículo auxiliar permite aumentar o desempenho em seu trabalho com uma compactação constante na estrada. Pode atingir uma velocidade máxima de até 40 quilômetros por hora, tem um peso de 67 toneladas e um comprimento de 18.460 mm. na linha.
Com esta nova soca, o Metrô de Medellín ajusta uma frota de 27 veículos auxiliares que são operados por Servidores do Metrô altamente qualificados, ratificando seu compromisso com a manutenção constante, para a qual foram alocados $ 98.891 milhões de pesos colombianos em 2022 para prestar um bom serviço sob o mais elevados padrões de segurança.