O DB E.C.O. e Egis conquistam projeto do Corredor Ferroviário do Pacífico na Colômbia segunda-feira, 26 de junho de 2023
linkedin LinkedIn

No dia 26 de maio, o Consórcio Pacific ED formado pela DB Engineering & Consulting, parte do DB E.C.O. Group, e a empresa francesa Egis, assinaram um contrato para desenvolver os estudos de pré-viabilidade e projetos do Pacific Railroad Corridor na Colômbia. O projeto visa reativar o corredor atualmente abandonado, que antes era utilizado para o transporte de mercadorias.

O Corredor Ferroviário do Pacífico é projetado como um corredor de tráfego misto que será fundamental para melhorar a eficiência e a competitividade do transporte de carga na Colômbia, ao mesmo tempo em que oferece novas alternativas de mobilidade para as pessoas.

A Colômbia tem uma rede ferroviária de 3.500 quilômetros, mas grande parte dela está inativa. O Plano Diretor Intermodal visa conectar efetivamente todas as regiões com vários modais de transporte, incluindo o ferroviário. O Rail Master Plan se concentra exclusivamente na reativação e consolidação das operações ferroviárias, sendo o Pacific Railroad Corridor um dos três corredores prioritários identificados em ambos os planos.

Ele conectará o porto de Buenaventura com as redes ferroviárias central e atlântica

O corredor terá aproximadamente 850 km de extensão. Ele conectará o porto de Buenaventura no Pacífico com o corredor ferroviário central, que atravessa o centro do país através de sete departamentos e depois se conecta com a rede ferroviária atlântica no norte.

Atualmente, o porto de Buenaventura é o ponto de partida do corredor original para La Felisa, no departamento de Caldas, 100 km ao sul de Medellín. Buenaventura é um lugar estratégico para a logística nacional e internacional. Está conectado diretamente a 360 portos e indiretamente a 920 de todo o mundo, e abriga mais de 40% do comércio exterior da Colômbia.

 

Consórcio de duas empresas internacionais

A união da DB Engineering & Consulting e da Egis, duas empresas líderes globais em consultoria, engenharia e operação com ampla experiência no setor de infraestrutura ferroviária na Colômbia e na América Latina, torna este consórcio uma equipe ideal para oferecer resultados de alta qualidade para a Colômbia com este importante projeto.

Durante o projeto, que terá duração aproximada de 10 meses, a DB Engineering & Consulting terá um papel fundamental nas atividades associadas ao planejamento, modelagem de demanda, logística, operações ferroviárias, design e BIM.

As empresas que compõem este consórcio têm um objetivo comum: contribuir para o futuro da mobilidade sustentável na Colômbia participando ativamente de projetos como este, que mudam as regras do jogo do transporte de cargas e passageiros no país.