O sector internacional dos transportes guiados adjudicou à empresa Tenerife o desenvolvimento do sistema Heimdal que permite a monitorização de infra-estruturas e subsistemas do serviço de eléctrico.
Metrotenerife ganhou o Global Light Rail Awards ao vencer com o seu sistema Heimdal na categoria ‘Projeto do Ano abaixo de 50 milhões de euros’ e uma iniciativa altamente recomendada na seção ‘Sistema Melhorado’. Heimdal é um projeto desenvolvido pela equipa de técnicos da própria operadora de Tenerife com o objetivo de otimizar e supervisionar, em tempo real, as condições e/ou incidentes registados pelos sistemas e equipamentos ao longo da rede de elétricos.
O vice-presidente da Metrotenerife e conselheiro insular de Rodovias, Dámaso Arteaga, acompanhado por Teresa Benet e Jacobo Pérez, técnica de Projetos Internacionais e técnica do departamento de Informática e Engenharia de Sistemas da operadora de Tenerife, recebeu os prêmios na cerimônia que o Global Light Rail realizada em Londres na semana passada. Estes prémios são organizados todos os anos pela Mainspring, editora relevante no mundo ferroviário, e representam um dos maiores reconhecimentos de excelência e inovação no sector do transporte guiado.
Heimdal, sistema de monitoramento e alerta de incidentes
Metrotenerife tem um excelente trabalho em I+D+i para melhorar a competitividade do serviço de eléctrico e exportar conhecimento para o sector dos transportes públicos. Neste caso, as áreas de Ciência da Computação e Engenharia de Sistemas e Manutenção, sob a coordenação do técnico de Métodos, Jacobo Pérez, desenvolveram o projeto Heimdal. Este sistema representa uma importante evolução e melhoria da ferramenta Nagios, que é utilizada pela maioria dos serviços de metropolitano ligeiro, para monitorizar equipamentos de paragens e eléctricos a cada três/cinco minutos, e que agora permite visualizar todos os incidentes e alarmes que ocorrem durante o serviço em a rede de eléctrico e em tempo real.
Até agora, Metrotenerife possuía uma lista de alarmes organizada em uma classificação por serviços. Com este novo desenvolvimento, todos os alarmes possíveis foram organizados por mapas ou diagramas e permitem-nos ir mais fundo desde o topo da rede, até aos detalhes da paragem ou do equipamento onde aquele alarme é acionado.
Com isto, conseguiu-se uma melhoria na concepção, organização e navegação do sistema de supervisão, ao qual todos os departamentos envolvidos podem aceder para visualizar, em tempo real, o estado dos equipamentos e alarmes. O sistema testa cada equipamento e, dependendo da resposta recebida, ativa ou não o aviso correspondente.
Se necessário, seria administrado um alerta imediato, via e-mail ou telegrama, ao pessoal técnico competente, reduzindo assim os tempos de resposta, localização de incidentes e custos de manutenção, entre outras vantagens.
Pelo terceiro ano consecutivo, Metrotenerife foi premiada no Global Light Rail Awards. A sua emissão de Green Bond foi reconhecida como uma das melhores iniciativas em sustentabilidade e ambiente em 2022 e o seu Casaco Isolante Ferroviário Removível ganhou o prémio ‘Inovação Técnica do Ano’ em 2021. Nas edições anteriores, a aplicação também foi distinguida Ten+VAO (2018) bem como o Sistema de Monitoramento de Velocidade Onboard (Simove, 2017).