Stadler e KiwiRail, operadora ferroviária nacional da Nova Zelândia, consolidam sua colaboração assinando dois contratos adicionais de locomotivas. Estes acordos fortalecem a presença da Stadler na Nova Zelândia. O primeiro contrato consiste na entrega de nove locomotivas de linha equipadas com ETCS (European Train Control System) para operar na Ilha Norte. O segundo acordo inclui o fornecimento de 24 locomotivas de manobra híbridas inovadoras, bem como peças de reposição, ferramentas específicas e serviços de suporte técnico.
Stadler está atualmente fabricando o pedido de 2021 da KiwiRail para 57 locomotivas de bitola estreita da classe DM para operar serviços de linha na rede ferroviária da Ilha Sul. No âmbito do novo acordo, ambas as empresas ampliaram o seu compromisso com uma encomenda adicional de nove locomotivas da classe DM que serão equipadas com ETCS para operar na rede ferroviária da Ilha do Norte. Além disso, as últimas dez locomotivas da classe DM do primeiro pedido de 2021 serão equipadas com ETCS, elevando para dezenove o número total de locomotivas ETCS na Ilha do Norte. Isto permitirá o uso confiável e seguro da locomotiva na área metropolitana de Auckland, que está equipada com sistema de sinalização ETCS nível 1. Esta iniciativa também garante que a locomotiva possa operar na área metropolitana de Wellington quando o sistema de sinalização for atualizado com ETCS.
Como parte do segundo acordo, a Stadler fornecerá 24 locomotivas de manobra híbridas de bitola estreita, com bateria diesel, que apresentam cabine central e carga máxima por eixo de 16 toneladas. As novas locomotivas de manobra são projetadas especificamente para operar em todos os terminais KiwiRail. Graças às baterias, a locomotiva funcionará principalmente como um veículo com emissão zero, contribuindo significativamente para reduzir a pegada de carbono das operações de manobra da KiwiRail. Este extenso contrato também inclui peças de reposição, ferramentas específicas e serviços técnicos. As locomotivas de manobra poderão ser operadas fora da cabine de condução, dentro dos limites da área de manobra, por meio de sistema de controle remoto.
Iñigo Parra, vice-presidente executivo da divisão espanhola da Stadler, expressou seu orgulho pela colaboração contínua, afirmando que “a Stadler é líder mundial em tecnologias de propulsão ecologicamente corretas. Nossos clientes podem escolher entre uma ampla gama de soluções. “Estamos muito orgulhosos de que a KiwiRail tenha mais uma vez confiado à Stadler a renovação de sua frota de locomotivas e estamos muito satisfeitos em apoiá-los em sua jornada em direção a um serviço ferroviário com emissões zero.”
Adele Wilson, diretora de clientes e crescimento, disse que as novas locomotivas fazem parte de um investimento de US$ 1,7 bilhão em material rodante que permitirá à KiwiRail atender melhor seus clientes e aumentar ainda mais o acesso a frete de baixo custo. As locomotivas também serão destinadas a rotas turísticas onde os viajantes exigem opções de baixo carbono. “Novas locomotivas de linha e manobras se traduzem em menos tempo de manutenção nos depósitos e mais tempo na estrada, atendendo com eficiência nossos clientes. “Estamos muito satisfeitos com os benefícios tecnológicos de ponta que nosso relacionamento de longo prazo com a Stadler traz, especialmente com nosso objetivo de descarbonização.”
Locomotivas de linha
As locomotivas potentes, de alta qualidade e com baixo consumo de combustível da classe Stadler DM contribuirão para uma maior transferência de carga da estrada para a ferrovia. Estas locomotivas Co-Co estão equipadas com um motor diesel de baixas emissões com potência de 3.000 kW. Não só cumprem os mais recentes regulamentos europeus de emissões (Fase V), garantindo uma redução substancial das emissões poluentes, como também optimizam a combustão, o que se traduz num menor consumo de combustível e numa redução das emissões de gases com efeito de estufa. Além disso, estão preparados para utilização com biocombustíveis HVO que contribuem para a redução de mais de 80% das emissões de CO2eq (calculadas ao longo de toda a cadeia de valor do produto).
Personalizadas para atender aos requisitos da KiwiRail, as locomotivas de bitola estreita e de bitola estreita apresentam componentes e sistemas comprovados. As duas cabines também oferecem visibilidade imbatível e um ambiente de trabalho excepcional para os motoristas, incluindo mesas ergonômicas. Duas passarelas externas conectam as duas cabines e proporcionam acesso direto aos equipamentos principais para fácil manutenção.
Locomotivas de manobra híbridas
As locomotivas de manobra Bo-Bo combinam o alto desempenho e eficiência do sistema de tração AC com a flexibilidade e o respeito ao meio ambiente da tração híbrida. Projetadas para serem operadas tanto na cabine quanto no exterior, essas locomotivas contarão com Sistema de Controle Remoto para maior versatilidade. Quanto às locomotivas da classe DM, as novas locomotivas de manobra estão equipadas com Sistema Automático Start-Stop do Motor (AESS) que minimiza o consumo de combustível, ruído e emissões, bem como sistema de monitorização e diagnóstico remoto. Estas locomotivas apresentam uma solução inovadora para operações de manobra sustentáveis e eficientes.
Sobre Stadler
A Stadler fabrica trens há 80 anos. O fornecedor de soluções de mobilidade na construção de veículos ferroviários, serviços de manutenção e sinalização está sediado em Bussnang, no leste da Suíça. Conta com uma equipe de mais de 14.000 pessoas distribuídas entre suas diferentes plantas de produção e engenharia e seus mais de 80 centros de serviço pós-venda. A empresa está consciente da sua responsabilidade social relativamente à mobilidade sustentável e por isso produz produtos inovadores, sustentáveis, duráveis e de qualidade.
A Stadler oferece uma ampla gama de produtos nos segmentos de transporte ferroviário e urbano: trens de alta velocidade, trens de longa distância, trens regionais e suburbanos, metrôs, trens elétricos e bondes. Além disso, fornece locomotivas de linha, locomotivas de manobra e automóveis de passageiros. A Stadler é o fabricante líder mundial de veículos ferroviários de cremalheira.