A Secretaria Geral da ALAMYS apoiou a Agência de Obras Públicas da Junta de Andaluzia, participando na celebração da Primeira Jornada sobre Segurança Ferroviária e promovendo o evento entre os seus principais membros. O dia centrou-se num dos aspetos mais relevantes da Segurança: a Autoproteção. Este evento ocorreu na cidade de Granada nos dias 4 e 5 de março de 2024.
Nesta Jornada foram discutidas todas as áreas relacionadas com a segurança e os processos de identificação, avaliação, gestão e controlo de riscos, com a participação dos Metros de Sevilha, Málaga, Granada e Trambahía de Cádiz, como infra-estruturas impulsionadoras e renovadoras da redefinição física da rede. cidades e a segurança sendo um dos principais eixos do seu desenvolvimento. Também participaram os bombeiros de Granada, Sevilha e Cádiz, bem como o Serviço de Emergência 112.
Também participaram Metro de Madrid, Metro de Bilbao, Tranvía de Zaragoza e TMB, como convidados desta conferência, com vasta experiência na área da segurança, partilhando as suas experiências na implementação de medidas de autoproteção nas suas explorações e expondo os desafios e dificuldades que enfrentam na implementação destas medidas de segurança e como podem ser superados.
A Jornada terminou com um exercício prático nas Oficinas e Depósitos do Metro de Granada, com o objetivo de partilhar a experiência de todas as organizações envolvidas nos sistemas de autoproteção e segurança dos metrôs e bondes, sempre no interesse de garantir a proteção de todos os seus usuários.
A Jordana tem sido um sucesso tanto no conteúdo como na participação, por isso está prevista a organização de uma nova Jornada em 2025 na qual contará também com o apoio da ALAMYS.