Subterraneos de Buenos Aires S.E. (SBASE) prorrogou o concurso público internacional para aquisição de 96 viaturas 0 quilómetros com ar condicionado para a Linha B. As novas formações permitirão substituir a frota Mitsubishi, que tem, em média, 60 anos, e oferecer melhores atendimento aos 214 mil passageiros que utilizam a linha, em média, diariamente.
Dessa forma, a linha mais utilizada da rede, que liga Leandro N. Alem a Juan Manuel de Rosas, terá 100% de seus carros com ar condicionado (hoje está em 46%).
A nova data de abertura do concurso é 24 de setembro de 2024. A primeira formação deverá ser ministrada 20 meses após a assinatura do documento de iniciação com a empresa vencedora. As especificações e condições podem ser acessadas através do site oficial: https://buenosaires.gob.ar/licitaciones-publicas/2023.
As unidades, além de ar condicionado, devem ser fabricadas em aço inox ou alumínio, possuir câmeras de segurança, sistema de informações ao usuário (visual e auditivo) embutido, iluminação LED à prova de vandalismo, poltronas longitudinais e estar preparadas para funcionar com sistema de sinalização do tipo Proteção Automática de Trens (ATP), com possibilidade de expansão para CBTC com grau 2 de automação (GOA 2) -como o instalado na Linha H e que está sendo implementado na Linha D-.
Da mesma forma, devem ter bitola ferroviária (3,10 metros) e comprimento mínimo de 17 metros. As salas deverão ter quatro portas de cada lado e as cabines de condução deverão ter uma porta de cada lado e uma comunicante com a sala.
Linha B em números