Com o objetivo de melhorar a mobilidade e agregar alternativas inovadoras e sustentáveis, a Prefeitura publicou o edital para aquisição de 20 veículos elétricos, que já são utilizados em diversas capitais do mundo, e que farão parte de uma nova alternativa de transporte de passageiros. Estas opções elétricas formarão um ator rodoviário que melhorará a conectividade e a intermodalidade e se somarão aos microônibus elétricos, que circularão pelo centro histórico no primeiro passo para a descarbonização do transporte público de passageiros na Argentina.
“Com o Trambus enfrentamos novos desafios para melhorar a acessibilidade e a mobilidade urbana: para que as pessoas possam circular utilizando veículos mais sustentáveis. E ao mesmo tempo estamos a trabalhar para ligar áreas da Cidade que hoje precisam dele, como acontecerá em o Casco Histórico com ônibus elétricos”, disse o Chefe do Governo, Jorge Macri.
Este primeiro concurso para aquisição de viaturas ocorre enquanto a Câmara avança na definição de percursos, paragens e obras necessárias ao traçado e regulação do serviço.
“Como melhorar a mobilidade das cidades é um dos grandes desafios que as cidades têm para os próximos anos e o importante é pensar em alternativas inovadoras e ambientalmente sustentáveis. O Trambus marcará um antes e um depois em termos de mobilidade na Argentina”, disse Pablo Bereciartua, Ministro de Infraestrutura da Cidade de Buenos Aires.
Características
Estes tipos de veículos representam uma alternativa e complemento aos sistemas de modo guiado com um investimento significativamente menor e são hoje procurados nas principais capitais e cidades do mundo.
Possui características de bonde, elementos de carroceria e aerodinâmica equivalentes e elementos que maximizam sua segurança, além de ser silencioso.
Números
* 20 veículos.
* Dois tipos de veículos: convencional com capacidade de 75 a 85 passageiros por veículo, e articulado com capacidade superior a 120 passageiros.
* Velocidade comercial de 20 km/h.