¿Cómo te ayudamos?
Metro de Lisboa faz a seguinte consulta:
Iremos receber muito em breve os nossos novos comboios da Stadler. Estes comboios estão equipados com um sistema de lubrificação das rodas, que será uma novidade no nosso metro. Atualmente, apenas dispomos de sistemas de lubrificação das rodas instalados na via. Gostaríamos de investigar a melhor forma de gerir a aplicação entre os dois sistemas.
1- Têm algum sistema de lubrificação de rodas no vosso sistema de Metro?
Lb: Temos sistemas de lubrificação instalados na via.
1a) Em caso afirmativo, onde é que estão instalados e qual o tipo de massa lubrificante que utilizam?
Lb: Temos sistemas de lubrificação de rodas nas nossas infra-estruturas de via. Normalmente, são instalados antes de uma curva ou sucessão de curvas. Atualmente, estamos a utilizar massa lubrificante de grau NLGI 2. Para o sistema de bordo, a Stadler recomenda uma massa lubrificante de grau NLGI 000.
2- No caso de ter sistemas de lubrificação a bordo e sistemas instalados na via, como é que gere a aplicação de massa lubrificante por ambos os sistemas?
Lb: Não temos um sistema a bordo, mas gostaríamos de saber qual a melhor forma de gerir ambos os sistemas. Temos receio de que a combinação dos sistemas crie uma confusão ao aplicar demasiada massa lubrificante, provocando derrapagens durante a travagem/tração
Resposta Consulta Sistema de lubrificação de rodas