A Cidade de Buenos Aires Adjudica a Licitação para a Compra dos carros da Linha B quarta-feira, 16 de julho de 2025
linkedin LinkedIn

Em 15 de julho de 2025, a Subterráneos de Buenos Aires S.E. (SBASE) adjudicou a licitação para a renovação completa da frota da Linha B, o que melhorará a frequência e o conforto da linha com maior número de passageiros, com uma média de 180.000 passageiros diários.

A compra de 174 carros novos, com ar-condicionado, foi adjudicada à CRRC Changchun Railway Vehicles Co. Ltd., que atendeu aos requisitos técnicos e se mostrou economicamente mais vantajosa do que as demais licitações. Isso representa um investimento de US$ 301.592.592,20, e a previsão é de que o primeiro trem entre em serviço no primeiro trimestre de 2027.

Nesse sentido, o prefeito Jorge Macri declarou: “Estamos dando um passo histórico para melhorar a vida dos moradores e de todos aqueles que visitam nossa cidade, pois poderão viajar com mais conforto e segurança em trens modernos”. Ele acrescentou: “Juntamente com a compra de 40 carros para as linhas A e C, este representa o maior investimento em material rodante dos últimos dez anos e faz parte de um processo abrangente para construir uma cidade mais conectada e eficiente”.

Essas unidades substituirão os carros Mitsubishi, que têm, em média, 60 anos, e os CAF 6000, que têm mais de 20 anos. A padronização do material rodante na linha melhorará as operações e o serviço, além de agilizar os processos de manutenção.

Além do ar-condicionado, as linhas contarão com câmeras de segurança, sistema integrado de informação aos passageiros (visual e sonoro), iluminação LED antivandalismo, assentos longitudinais e estarão equipadas para operar com um sistema de sinalização semelhante ao instalado nas linhas D e H, proporcionando maior segurança.

Além disso, serão realizadas as obras de infraestrutura necessárias para dar suporte ao processo de modernização: a energia elétrica será aumentada de 600 para 1.500 volts, o que significará a incorporação de tecnologias mais modernas, eficientes e sustentáveis, e os trilhos e equipamentos ferroviários serão reformados.