A Secretária-Geral da ALAMYS participa do Fórum Latino-Americano da UITP, sediado pelo Metrô de Medellín. sexta-feira, 14 de novembro de 2025
linkedin LinkedIn

De 11 a 14 de novembro de 2025, Medellín tornou-se o epicentro da mobilidade sustentável ao sediar o Fórum Latino-Americano da Associação Internacional de Transporte Público (UITP), um encontro que reuniu mais de 400 líderes e especialistas do setor de 25 países. Este fórum foi um espaço estratégico para promover a inovação, a colaboração e o desenvolvimento de soluções que transformarão a mobilidade urbana na região.

Entre os destaques do segundo dia, esteve a 22ª reunião da Divisão Latino-Americana, que contou com 140 delegados de 18 países. Eles analisaram o trabalho realizado pelos diversos comitês técnicos ao longo do último ano e definiram as diretrizes estratégicas para 2026 referentes à governança do transporte público, ônibus, sistemas tecnológicos e marketing.

Durante a reunião, os parceiros aprovaram a realização do próximo encontro da Divisão da América Latina em novembro de 2026, em Buenos Aires, seguindo a proposta apresentada pelo Ministro da Infraestrutura da cidade.

O IBERbarômetro, documento de referência para a região, também foi apresentado. Elaborado pela UITP e pela UCCI (União das Capitais Ibero-Americanas), ele mapeia o estado da arte em mobilidade sustentável em diversas capitais da região.

Paralelamente, a 102ª reunião da Divisão Metropolitana da UITP abordou questões-chave como a entrega pontual e dentro do orçamento de projetos de metrô e a tomada de decisões sustentáveis ​​que equilibrem os custos do ciclo de vida com os objetivos ambientais.

O segundo dia também incluiu o Encontro Latino-Americano de Teleféricos, que analisou como os sistemas de transporte público aéreo estão redefinindo a acessibilidade e a equidade urbana em territórios complexos. Foram apresentados os casos de sucesso dos teleféricos em Medellín e Bogotá, mostrando como essas soluções integram tecnologia, inclusão social e sustentabilidade.

Os participantes também fizeram uma visita técnica ao Metrocable de Santo Domingo, um símbolo da transformação urbana e social de Medellín. Essa visita proporcionou uma visão direta de como a inovação no transporte público pode melhorar a qualidade de vida e conectar comunidades historicamente isoladas.

No dia 12, foi assinado um acordo de colaboração entre a UITP e a ALAMYS, com validade de três anos. O acordo foi assinado por Mohamed Mezghani, Secretário-Geral da UITP, e Lola Bravo, Secretária-Geral da ALAMYS.

Este acordo estabelece um compromisso de fomentar o trabalho conjunto em todas as questões que afetam a qualidade de vida e a mobilidade nas cidades, especialmente no âmbito da Agenda 2030 e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Visa também promover a cooperação e a troca de conhecimentos e experiências entre as duas organizações e seus membros.