Metrotenerife compartilha seu modelo de gestão e tecnologia para transporte guiado com Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya sexta-feira, 21 de novembro de 2025
linkedin LinkedIn

A Metrotenerife realizou uma reunião estratégica com a Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya (FGC). O principal objetivo do encontro foi proporcionar à empresa catalã uma compreensão detalhada do modelo de gestão, operação e manutenção da rede de bondes de Tenerife — informação de grande valor para o futuro desenvolvimento de um projeto de trem-bonde em Tarragona.

Pedro Ribeiro, Diretor-Geral da Metrotenerife, e os demais membros do Conselho Administrativo receberam a delegação da FGC, chefiada por seu presidente, Carlos Ruiz Novella, e composta pelos chefes dos departamentos técnico e administrativo.

Análise do Modelo Financeiro do Metrotenerife

A sessão técnica focou-se em aspetos fundamentais como o modelo institucional, analisando a relação eficiente do Metrotenerife com o Conselho Insular, a sua estrutura financeira em transição de um sistema misto para um com capital totalmente público. Foram também abordadas questões relacionadas com as funções executivas e corporativas, a conceção operacional do serviço e a coordenação interdepartamental. Para além do modelo financeiro, a FGC (Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya) manifestou interesse nas soluções tecnológicas e de engenharia desenvolvidas pela operadora sediada em Tenerife, como o Sistema de Monitorização de Velocidade a Bordo (SIMOVE), a aplicação ten+móvil e a Jaqueta Isolante para as Faixas.

Após a sessão de trabalho, a delegação catalã completou a reunião com uma visita guiada às instalações do Metrotenerife e, posteriormente, com uma visita técnica à Linha 1 para conhecer em primeira mão os sistemas de informação ao utilizador, a acessibilidade da rede, a intermodalidade e a tecnologia aplicada ao serviço de elétrico.

Este encontro reafirma o compromisso da Metrotenerife e da Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya com a melhoria contínua e a excelência na operação dos sistemas de transporte guiado.