COMITIVA DO REINO UNIDO VISITA A LINHA 4 DO METRÔ RIO segunda-feira, 10 de novembro de 2014

RIO DE JANEIRO – BRASIL.- Em missão no Rio para participar do 16º Etransport , maior congresso de mobilidade urbana do país, o comissário Comissário de Transporte de Londres, Peter Hendy, visitou as obras da Linha 4 do Metrô nesta sexta-feira (7/11).

 

Acompanhado pela secretária de Transportes, Tatiana Carius, do embaixador do Reino Unido, Alexandre Ellis, e do cônsul-geral do país, Jonathan Dunn, Hendy conheceu o estande interativo no Jardim de Alah, o túnel aberto na altura da Rua Gastão Bahiana, em Copacabana, e as obras da Estação Nossa Senhora da Paz, em Ipanema.

 

De acordo com a secretária de Transportes, Tatiana Carius, o convite feito à delegação de Londres foi motivado pela troca de experiências, já que a cidade londrina sediou as Olimpíadas de 2012 e possui um amplo sistema metroviário.

– A melhoria da mobilidade urbana é um dos grandes legados dos Jjogos Olímpicos para a população. Temos um grande trabalho pela frente, mas, em breve, o cidadão vai poder pegar o metrô na Pavuna e sair na Barra da Tijuca. Isso é um grande avanço. Estamos dobrando a malha subterrânea com esses 16 quilômetros de linha, e isso representa tudo o que historicamente foi construído de metrô subterrâneo no Rio de Janeiro – disse a secretária.

Também presidente da UITP (União Internacional dos Transportes Públicos), Peter Hendy disse que a obra da Linha 4 surpreendeu por se tratar de um intervenção de grande complexidade geológica, já que as escavações precisam ser feitas em rocha e em terrenos arenosos.

– Este é o maior projeto de infraestrutura de transporte da América Latina. Fazer, por exemplo, perfuração em rocha é muito difícil, estou realmente impressionado com as técnicas usadas e os avanços desta obra. Também estou com inveja dos BRTs que circulam aqui, já que não temos muito espaço para fazer o mesmo em Londres. Há mais ônibus no Rio do que em todo o Reino Unido. É muito gratificante ver o esforço investido pelos entes públicos em melhorias no trânsito – falou o comissário.

Tatiana comentou ainda sobre o novo acesso que será construído na Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa, até a estação General Osório do metrô. As obras começaram hoje.

– Houve a necessidade técnica de fazermos um túnel de ventilação e uma saída de emergência. Então resolvemos aproveitá-lo para que as pessoas possam se conectar ao metrô pela Linha 1. Será um acesso de passageiros, com 400 metros de extensão, equipado com esteiras rolantes – explicou.

 

Fonte: Diario Oficial.