Novo trem da Supervia entra em teste no ramal Deodoro terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

A SuperVia deu início, nesta terça-feira (18/2), à fase de testes do novo trem nacional, que circulou pela primeira vez no ramal Deodoro. O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, e o presidente da concessionária, Carlos José Cunha, embarcaram na Central do Brasil com destino à nova fábrica de montagem, localizada em Deodoro, para acompanhar o andamento das obras de instalação. A previsão é a unidade industrial seja inaugurada em março.

– Esta área, de mais de 30 mil m², estava completamente abandonada, degradada, e foi reformulada para ser nossa indústria ferroviária. Vamos fabricar aqui o trem que estamos comprando em pareceria com a Alstom. Temos um maquinário que permite a melhor atuação na renovação do sistema da rede aérea e via permanente, por exemplo. É um processo que começou há três anos e que, em dois ou três mais, dará resultados significativos para toda população do Rio – salienta Carlos José.

Desde o início do ano, os dois primeiros trens que chegaram ao Rio estão em período de testes no ramal Japeri para avaliações de velocidade (aceleração e desaceleração) e dos sistemas pneumático, elétrico e mecânico. Concluída esta etapa, as novas composições entrarão em fase de operação assistida e começarão a circular com passageiros no período de 10h às 15h, até que passem a integrar a grade regular da concessionária. Os novos trens deverão entrar em operação no fim de março.

– Além de ampliar a capacidade de transportes dos trens urbanos, estes novos carros comprados pela concessionária representam a retomada da indústria ferroviária no estado do Rio de Janeiro, já que os mesmos são montados em Deodoro. A compra dos novos trens é parte das obrigações contratuais impostas pelo Estado à concessionária. Esta nova frota será somada aos 30 chineses já em circulação, além dos outros 60 trens comprados pelo Estado, que começam a chegar ainda neste semestre – explica o secretario Julio Lopes.

Investimentos no sistema ferroviário

O processo de renovação da frota da SuperVia, iniciado em 2012 com a aquisição de 120 carros chineses, prevê, ainda, a aquisição de 80 carros por parte da concessionária e outros 280 por parte do Governo do Estado. Inicialmente previstos para entrar em circulação no período entre 2017-2020, a concessionária antecipou em quatro anos a compra dos carros nacionais. Todos contam com design inovador, ar-condicionado, passagem interna entre os vagões, sistema que não permite a abertura de portas durante as viagens, circuito interno de câmera e capacidade para transportar até 2.600 passageiros por composição.