O Secretário Geral da Alamys participou da cerimônia do 150º Aniversário do Trem de Sarrià, realizada no dia 7 de junho de 2013. Durante o ato, os convidados puderam viajar em um trem histórico da série 400 e nas novas unidades do trem da série 113 que realizou sua primeira viagem com passageiros. Para finalizar a cerimônia foi inaugurada uma exposição comemorativa do 150º Aniversário no Espai de la Llum da estação Plaza Catalunya.
O ato principal foi presidido pelo Conselheiro da Presidência, Francesc Homs, o Prefeito de Barcelona, Xavier Trias, e o Presidente da Empresa Ferroviária de Catalunha (Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya – FGC), Enric Ticó, e contou com a participação de representantes de instituições, entidades e empresas nacionais e estrangeiras, do setor.
Além disso, assistiu em representação da TMB, o Sr. Sebastian Buenestado (Diretor Geral do Metrô de Barcelona e Vice‑Presidente Primeiro da Alamys) e a Sra. Dolores Bravo (Subdiretora Geral Adjunta do CEO da TMB e Coordenadora do Comitê de Gestão da Alamys). Também estiveram presentes durante a comemoração do aniversário, representantes de operadoras ferroviárias de Paris, Hong Kong, Melbourne, Oslo e Copenhague.
A história do trem de Sarrià começou em 1863, ao mesmo tempo que o Metrô de Londres. Era apenas uma pequena linha de 4,6 km. de extensão, construída com bitola ibérica de 1672 mm, que saía de onde hoje está a praça de Catalunya, naquela época situada fora da cidade, cruzava a planície de Barcelona passando pelos povoados de Gràcia, Sant Gervasi e chegava à Sarrià, no pé da montanha de Collserola.