BARCELONA, ESPANHA.- A rede de metrô de Barcelona receberá em 2016 o fornecimento de energia elétrica de alta tensão fornecida pela ENDESA, ganhadora pelo segundo ano consecutivo, da licitação convocada conjuntamente pelas empresas ferroviárias Transports Metropolitans de Barcelona (TMB), Metrô Bilbao, SA, Euskal Trenbide Sarea/ Red Ferroviaria Vasca (ETS), Metrô Málaga, SA, Tranvías Urbanos de Zaragoza, SL, e Tranvía de Murcia, SA. Entre as seis redes consumirão aproximadamente 406 gigavatios hora (GWh) em doze meses, por um valor estimado de 27.7 milhão euros mais a tarifa regulada que cada empresa paga a seu distribuidor.
Um total de dez empresas comercializadoras do setor elétrico foram convidadas a participar na licitação, das quais seis apresentaram oferta. A de Endesa foi escolhida, por ser a mais vantajosa economicamente.
Licitação conjunta, pelo quinto ano
Pelo quinto ano consecutivo, diversas empresas de transporte público ferroviário se associaram para licitar em conjunto o fornecimento de energia elétrica – o principal custo no consumo nestas redes-, como uma forma de conseguir melhores condições de contratação, no quadro dos esforços das empresas públicas e concessionárias para diminuir custos e otimizar recursos. No entanto, cada empresa deve gerenciar de maneira independente seu contrato.
O consumo elétrico da rede de metrô da TMB em Barcelona corresponde a aproximadamente 256 gigavatios hora anuais. Esta é a energia necessária mover os trens (circulam 134 simultaneamente na hora pico da manhã), iluminar as 141 estações e fazer funcionar os 400 elevadores, as 600 escadas rolantes e corredores móveis, bem como as 570 máquinas de venda de bilhete, entre outras facilidades.
A rede do metrô de TMB consiste em oito linhas que somam 102,6 quilômetros de comprimento, e em 2014 registrou 375,72 milhões de validações.